Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército turco bombardeia bases rebeldes curdas no Iraque

Aviões militares turcos bombardearam no sábado à noite posições dos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na região norte do Iraque, anunciou Ancara.

“Dois grupos de alvos (refúgios e covas) pertencentes aos terroristas separatistas nas regiões de Zap e Hakurk foram atingidos com eficácia em 11 de fevereiro pelos aviões da Força Aérea turca”, afirma o Estado-Maior turco em um comunicado.

“Nossas aeronaves retornaram para suas bases sem incidentes depois que cumpriram a missão”, completa o texto, que não informa o número de vítimas rebeldes.

Os confrontos entre os militares turcos e os rebeldes do PKK aumentaram de intensidade nos últimos meses. Em outubro, a Turquia lançou uma vasta ofensiva contra os separatistas curdos no sudeste do país e norte do Iraque, depois da morte de 24 militares em uma emboscada.

O PKK, considerado um grupo terrorista por Ancara e grande parte da comunidade internacional, luta contra o governo de Ancara desde 1984, em um conflito que já matou 45.000 pessoas.