Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ex-presidente uruguaio, Mujica anuncia saída da política

'Eu amo a política e não queria ir, mas amo ainda mais a vida. Preciso administrar bem os minutos que me restam', disse o uruguaio aos 85 anos de idade

Por Da Redação
Atualizado em 28 set 2020, 19h21 - Publicado em 28 set 2020, 19h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, que ficou conhecido como o “chefe de Estado mais pobre do mundo” pelo seu estilo de vida campestre, confirmou no domingo 27, em meio ao dia das eleições departamentais e municipais uruguaias, sua aposentadoria em breve da política por questões de idade e saúde. 

    “Eu amo a política e não queria ir, mas amo ainda mais a vida. Preciso administrar bem os minutos que me restam”, disse Mujica, aos 85 anos de idade, logo após ter votado no pleito de domingo.

    ASSINE VEJA

    A ameaça das redes sociais
    A ameaça das redes sociais Em VEJA desta semana: os riscos dos gigantes de tecnologia para a saúde mental e a democracia. E mais: Michelle Bolsonaro vai ao ataque ()
    Clique e Assine

    Pepe, como é apelidado o ex-presidente, insinuou que abdicará até meados de outubro de seu cargo como senador, para o qual foi eleito em 2019. Ele alegou sofrer de uma doença imunológica crônica, a qual ele não especificou, que o impede de “ir de um lado para outro” especialmente em meio à pandemia — Mujica disse que não poderá ser vacinado para a Covid-19 por conta de sua condição de saúde.

    “É claro que a política obriga a ter relações sociais e tenho que me cuidar, não posso ir de um lado para outro por causa da pandemia e isso seria algo ruim para um senador”, declarou.

    Continua após a publicidade

    Essa não é a primeira vez que Pepe Mujica se aposenta. Em 2018, antes de sua última eleição ao Senado, ele também havia anunciado que se retiraria da política por estar “cansado da longa viagem”.

    Mujica se elegeu presidente do Uruguai em 2009 pela Frente Ampla, principal coalizão da esquerda uruguaia. Ele governou o país por cinco anos, entre 2010 e 2015 — a Constituição uruguaia proíbe a reeleição direta.

    Continua após a publicidade

    Durante seu mandato, Mujica ficou conhecido por suas políticas progressistas, em especial as legalizações do aborto e da maconha.

    Ele ganhou o apelido de “o chefe de Estado mais pobre do mundo”, pois, mesmo na Presidência, ele optou por continuar morando em uma pequena casa em uma zona rural nos arredores de Montevidéu, dirigindo um antigo fusca azul, e usando o serviço público de saúde uruguaio sem privilégios.

    Mujica também é conhecido por, durante sua juventude, ter participado da guerrilha armada contra a ditadura no Uruguai. Ele passou 13 anos na prisão entre as décadas de 1970 e 1980.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.