Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-presidente chileno Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

Veículo teria perdido sustentação e caído no Lago Ranco, na região de Los Rios, sul do país

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h28 - Publicado em 6 fev 2024, 16h07

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera, 74 anos, morreu na tarde desta terça-feira, 6, em um acidente de helicóptero. Informações iniciais indicam que ele estava pilotando a aeronave particular sob chuva e, depois de alguns minutos de voo, o veículo teria perdido sustentação e caído no Lago Ranco, na região de Los Rios, sul do país.

Outros três ocupantes, incluindo uma irmã do ex-presidente, sobrevieram à queda, mas o político não teria conseguido tirar o cinto de segurança e teria se afogado. O helicóptero está submerso a cerca de 40 metros de profundidade, segundo a imprensa local, e o corpo foi retirado da água por bombeiros.

Sebastián Piñera

Sebastián Piñera nasceu em Santiago e foi o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera, que atuou como embaixador na Bélgica e nas Nações Unidas e participou da fundação do Partido Democrata Cristão.

Formado em engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguiu em 1973 para os Estados Unidos para continuar seus estudos de pós-graduação em economia na Universidade Harvard. Em dezembro desse mesmo ano se casou com Cecilia Morel Montes, com quem teve quatro filhos: Magdalena, Cecilia, Juan Sebastián e Cristóbal.

Nos anos seguintes, trabalhou em instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, antes de lançar-se como candidato a senador e ser eleito. Ele comandou o país em dois mandatos: de 2010 a 2014 e depois de 2018 a 2022.

Continua após a publicidade

Reações de líderes

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, foi um dos primeiros a prestar condolências. Nas redes sociais, expressou seus pêsames aos chilenos e à família de Piñera, relembrando o apoio dado para chegada de vacinas durante à pandemia ao Uruguai.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar “surpreso e triste” com a morte.

Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, escreveu. 

O governo da Argentina lamentou a morte e disse que o ex-presidente foi um “defensor dos valores históricos de amizade e solidariedade compartilhados entre ambos os povos”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.