Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ex-advogado de Trump é condenado por encobrir escândalos sexuais do chefe

Condenado também por crimes financeiros, Michael Cohen passará três anos na prisão; no tribunal, disse estar agora 'livre' do presidente americano

Por Da Redação
Atualizado em 12 dez 2018, 18h21 - Publicado em 12 dez 2018, 17h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um tribunal federal de Nova York condenou Michael Cohen, ex-advogado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a três anos de prisão nesta quarta-feira, 12. Cohen é acusado por crimes financeiros e por ter intermediado em 2016 a compra do silêncio de duas mulheres com as quais Trump havia mantido relações sexuais. Na época, a iniciativa respondeu ao risco de os escândalos prejudicarem a campanha presidencial do então candidato republicano.

    Condenado também a pagar multa de aproximadamente 2 milhões de dólares, Cohen pediu desculpas por sua conduta e, entre lágrimas, alegou ter se sentido no dever de encobrir as “iniciativas sujas” de Trump, segundo o jornal The Washington Post.

    “Minha fraqueza pode ser caracterizada como uma lealdade cega a Donald Trump”, afirmou ele diante do juiz  William H. Pauley III.

    A promotoria tinha solicitado uma pena de 51 e 63 meses pela “seriedade das violações” das leis eleitorais por Cohen. Esse pedido também refletia a constatação dos promotores de que o advogado dera “deliberadamente” declarações falsas sobre as negociações da construção de uma Trump Tower em Moscou, que acabou descartada.

    Cohen declarou-se também culpado por oito crimes de evasão de impostos, falsas declarações a um banco e violações da lei de financiamento de campanhas eleitorais.

    Continua após a publicidade

    Ao configurar os crimes de Cohen como graves, particularmente por causa da carreira do réu em Direito, o juiz Pauley argumentou que um significativo termo de prisão do advogado está altamente justificado. Alertou ainda para o fato de que a democracia americana depende da honestidade de seus cidadãos ao lidarem com o governo.

    “Como advogado, Cohen deveria saber melhor disso. Evasão tributária mina a capacidade do governo de oferecer serviços essenciais aos que precisam deles”, afirmou. “Mesmo com Cohen dando os passos para corrigir sua conduta criminal, ao declarar-se culpado e voluntariar-se a dar informações úteis aos promotores, isso não limpa a lousa.”

    Livre de Trump

    Michael Cohen
    Ilustração de Michael Cohen, ex-advogado do presidente americano Donald Trump, durante julgamento em Nova York – 12/12/2018 (Jane Rosenberg/Reuters)

    Em uma surpreendente reação à sua condenação, Cohen afirmou se sentir, finalmente, “livre de Trump”. Comentou ainda um tuíte do presidente americano, no qual o chamou de “fraco”. Para o advogado, é verdade, mas não no sentido que seu ex-chefe mencionou.

    “Hoje é o dia em que recupero minha liberdade, quando você se senta no banco (dos réus) e contempla seu destino”, disse no tribunal. “Eu vivi em uma prisão pessoal e mental desde o fatídico dia em que aceitei a oferta de trabalho de um magnata do setor imobiliário cujo negócio eu verdadeiramente admirava. Na verdade, agora eu sei que há pouco a ser admirado”, completou Cohen.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.