Um homem armado matou pelo menos três pessoas e feriu outras duas no campus principal da Universidade da Virgínia, em Charlottesville, nos Estados Unidos, no domingo 13. O suspeito, um estudante da instituição, continua foragido, disse o presidente da universidade, Jim Ryan, em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 14.
O campus inteiro foi aconselhado a se proteger e permanecer no local por volta das 22h40, após uma denúncia de tiroteio à polícia. A universidade continua em confinamento total enquanto as autoridades procuram o suspeito.
O autor do tiroteio foi identificado pela polícia como Christopher Darnell Jones Jr. De acordo com a polícia, acredita-se que ele esteja armado e seja perigoso.
The UVA Police Department is looking for Christopher Darnell Jones regarding the shooting incident that occurred on the grounds of the University of Virginia. Call 911 if seen, do not approach. pic.twitter.com/mKcxF6ksxw
— UVA Police Department (@UVAPolice) November 14, 2022
+ Em 48 horas, EUA somam ao menos quatro tiroteios com vítimas fatais
+ Por que os EUA têm tantos tiroteios em massa?
Segundo Ryan, presidente da universidade, os dois feridos estão recebendo cuidados médicos. Ele acrescentou que ficou devastado “por essa violência ter visitado a Universidade da Virgínia”. As aulas desta segunda-feira foram canceladas.
Funcionários da universidade não identificaram as vítimas. Não se sabe se eram estudantes.
+ EUA vão apurar atuação da polícia em massacre a escola primária
Na manhã desta segunda-feira, autoridades informaram que vários departamentos de polícia estão procurando por Jones. No site de atividades esportivas da universidade, Jones aparece como jogador de futebol em 2018. Como calouro, não participou de nenhum jogo.
A vice-presidente da Universidade de Virgínia, Robyn Hadley, orientou os alunos a “levarem a sério os comandos de permanecer em abrigo [na universidade], pois a situação permanece ativa”.