Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA prendem suspeito de planejar ataque ao Congresso

Ele carregava explosivos no colete e foi detido a poucas quadras do Capitólio

O FBI e a segurança do Congresso americano prenderam nesta sexta-feira um homem suspeito de planejar um ataque-suicida ao Capitólio, prédio onde funcionam o Senado e a Câmara dos Representantes, localizado em Washington. Ele carregava explosivos no momento da detenção.

De acordo com um comunicado da segurança do Congresso, o homem – cuja identidade não foi revelada – foi detido “na área do Capitólio”, mas “em nenhum momento o público ou a comunidade de congressistas esteve em perigo”. Ainda segundo as autoridades americanas, a prisão ocorreu após “uma ampla e extensa operação na qual ele foi monitorado de perto e cuidadosamente”.

Uma fonte envolvida com as investigações declarou ao jornal The Washington Post que o suspeito tem cerca de 30 anos e possui ascendência marroquina. Ele teria sido preso perto do Departamento do Trabalho, quando se dirigia ao Congresso americano. A distância entre os dois prédios é de cerca de um quilômetro.

Uma fonte ouvida pelo diário da capital americana afirmou que os explosivos encontrados no colete do suspeito não eram realmente perigosos. Para se aproximar dele e efetuarem a prisão, os agentes do FBI se disfarçaram de membros da rede terrorista Al Qaeda.