Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

EUA e Rússia chegam a acordo para estender último grande pacto nuclear

Tratado nuclear Novo START expira em fevereiro; reaproximação ocorre poucas semanas antes das eleições presidenciais americanas

Por Da Redação
13 out 2020, 18h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Donald Trump sinalizou repetidamente que não tinha interesse em renovar acordo, mas novas motivações incluem rivalidade com Joe Biden e China - 10/08/2020 (Chris Kleponis - Pool/Getty Images - Mikhail Svetlov/Getty Images)

    Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira, 13, que chegaram a um “acordo de princípio” com a Rússia para estender o tratado Novo START, último grande acordo nuclear entre as duas nações, que expira em fevereiro.

    “Estamos realmente dispostos a prorrogar o tratado Novo START por um período de tempo, desde que em troca eles concordem em limitar, congelar, seu arsenal nuclear”, disse Marshall Billingslea, o negociador americano.

    “Acreditamos que haja um acordo de princípio no nível mais alto dos dois governos”, acrescentou.

    A fala do negociador ocorre semanas antes das eleições presidenciais americanas. Segundo a emissora americana CNN, o governo de Donald Trump tem esperança de que a reaproximação possa fazer com que a China reconsidere sua posição nas negociações trilaterais sobre armamentos.

    Esforços para renovação do pacto avançaram em outubro, quando o assessor de segurança nacional de Trump, Robert O’Brien, se encontrou com Nikolai Patrushev, o principal assessor de segurança nacional do presidente russo, Vladimir Putin. Mesmo com o acordo de princípio, as negociações devem continuar.

    Continua após a publicidade

    O objetivo é evitar o desmantelamento da estrutura de controle de armas do período pós-Guerra Fria, já afetada pelo fim do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, também conhecido como Tratado INF. O acordo foi assinado pelos Estados Unidos e pela antiga União Soviética em 1987.

    FILES-US-RUSSIA-CHINA-DIPLOMACY-POLITICS
    Enviado especial do presidente Donald Trump nas negociações envolvendo o Novo START, Marshall Billingslea, durante entrevista coletiva em Viena. 23/06/2020 (Joe Klamar/AFP)

    Trump sinalizou repetidamente seu interesse em abandonar o acordo de três décadas, projetado para reduzir o risco de guerra entre a Rússia e o Ocidente. Contudo, tanto Putin quanto o adversário de Trump, o democrata Joe Biden, expressaram intenções de estender o Novo START. Trump disse que só concordaria em ampliar o prazo se ambos os lados congelassem todos os estoques de ogivas – atualmente, o número de mísseis é limitado.

    A Rússia desenvolveu nos últimos anos uma nova geração de armas, incluindo mísseis apresentados por Putin como “invencíveis”, em um cenário de intensas tensões com o Ocidente e, em particular, com Washington. Na quarta-feira 7, a Rússia anunciou ter lançado com sucesso um novo míssil de cruzeiro hipersônico.

    Os Estados Unidos também estão procurando maneiras de trazer a China para as negociações, mas Pequim e Moscou reagiram sem entusiasmo. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse em agosto que a Rússia se recusa a “persuadir” a China.

    Diplomatas russos também disseram que compartilharam propostas para um novo tratado, mas gostariam de estender o atual tratado sem pré-condições enquanto isso.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.