Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

EUA cobram ‘comprometimento claro’ do Brasil contra desmatamento ilegal

Secretária de imprensa da Casa Branca afirmou que atingir uma redução real do desmatamento até o final da temporada de incêndios de 2021 é meta realista

Por Da Redação
Atualizado em 15 abr 2021, 09h58 - Publicado em 15 abr 2021, 09h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em entrevista coletiva - 14/04/2021
    A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em entrevista coletiva - 14/04/2021 - (The White House / YouTube/Reprodução)

    A secretária de imprensa dos Estados Unidos, Jen Psaki, afirmou nesta quarta-feira 14 que a Casa Branca espera ver um “comprometimento claro” do Brasil para acabar com o desmatamento ilegal, assim como um “sinal político” de que essa prática não será tolerada.

    “Nós queremos, sim, ver um comprometimento claro para acabar com o desmatamento ilegal”, disse Psaki em entrevista coletiva. “[Esperamos] ações tangíveis para aumentar a fiscalização e um sinal político de que o desmatamento ilegal e a invasão não serão tolerados”.

    O presidente Joe Biden convidou 40 líderes mundiais — Jair Bolsonaro entre eles — para participar de uma Cúpula do Clima nos próximos dias 22 e 23. Ao ser questionada sobre o teor das discussões que será realizada pelo governo americano na próxima semana, a assessora respondeu que haverá uma abordagem geral, sem reuniões bilaterais entre os líderes. “Nós respeitamos totalmente a soberania do Brasil e valorizamos a chance de poder participar em conversas construtivas para trabalharmos juntos”, disse.

    A secretária de imprensa afirmou ainda que os Estados Unidos acreditam que uma meta realista seria “atingir uma redução real do desmatamento até o final da temporada de incêndios de 2021”.

    Continua após a publicidade

    No último domingo 11, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, afirmou em transmissão online do grupo Parlatório que o tema ambiental é importante para que o governo brasileiro conserve o apoio americano para seu ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    “O tema ambiental é importante também para esta agenda (de entrada) da OCDE”, disse Chapman.

    O Departamento de Estado americano também já deixou claro que a Casa Branca espera demonstrações fortes e rápidas de que pode construir uma relação de confiança com o governo de Jair Bolsonaro no tema ambiental. Os americanos pedem ações concretas imediatas, com resultados palpáveis ainda neste ano. A longo prazo, o objetivo é garantir que a administração brasileira acabe totalmente com o desmatamento ilegal no país até 2030. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.