Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanhol é investigado por tourear com filha de cinco meses no colo

Um dos mais conhecidos toureiros da Espanha tem sido alvo de fortes críticas após publicar nas redes sociais uma foto em que enfrenta um touro enquanto segura sua filha de cinco meses. Francisco Rivera enfureceu tanto ativistas dos direitos dos animais quanto órgãos de proteção à criança.

O Ministério Público espanhol e uma agência de proteção à criança de Andalucía ligada ao Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade estão investigando o caso para determinar se o toureiro infringiu alguma lei. “Não é certo, em nenhuma circunstância, colocar um menor em situação de risco”, disse Alfonso Alonso, ministro da pasta.

A conselheira de Igualdade e Políticas Sociais de Andalucía, María José Sánchez Rubio, também criticou a atitude do toureiro. “Um bombeiro não sonharia em levar uma criança a um incêndio, assim como um jogador de futebol não correria pelo campo com um bebê nos braços”, disse María José a um programa de rádio espanhol.

Leia também:

Espanha: Deputada é criticada por amamentar seu bebê no Congresso

Forte terremoto atinge sul da Espanha e norte do Marrocos

Rivera afirma que sua filha Carmen não corria nenhum risco. “Não há lugar mais seguro para ela do que nos meus braços”, disse. No ano passado, Rivera foi gravemente chifrado no estômago durante uma tourada e correu risco de vida. Ele é filho do famoso toureiro espanhol Francisco Rivera Pérez, conhecido como Paquirri, morto aos 36 anos por um touro, em 1984.

Os defensores dos direitos dos animais também entraram na discussão. O comediante britânico Ricky Gervais, por exemplo, afirmou que a foto é “perigosa e cruel. Com ou sem o bebê”.

A foto, que recebeu a legenda ‘Estreia de Carmen, a quinta geração que toureia em nossa família’, foi publicada no Instagram por Rivera e comparada à imagem do cantor Michael Jackson exibindo o filho na janela de um quarto de hotel em Berlim, em 2002. Após as críticas, outros toureiros também publicaram fotos semelhantes ao do colega em solidariedade.

A tourada ainda é considerada uma tradição cultural importante para muitos espanhóis, embora seja cada vez mais criticada no país. Em novembro, uma petição assinada por mais de 430.000 pessoas foi entregue ao Ministério da Educação da Espanha para protestar contra os planos do governo de introduzir a tourada como disciplina em escolas estaduais para alunosentre 15 e 17 anos.

Michael Jackson segura seu filho de oito meses de idade, Prince Michael II sobre a sacada do Hotel Adlon em novembro de 2002 em Berlim, na Alemanha Michael Jackson segura seu filho de oito meses de idade, Prince Michael II sobre a sacada do Hotel Adlon em novembro de 2002 em Berlim, na Alemanha

Michael Jackson segura seu filho de oito meses de idade, Prince Michael II sobre a sacada do Hotel Adlon em novembro de 2002 em Berlim, na Alemanha (/)

(Da redação)