Clique e assine a partir de 9,90/mês

Erupção de vulcão deixa cidade de El Salvador em alerta

Cinzas do Chaparrastique obrigaram milhares a abandonarem suas casas

Por Da Redação - 30 Dec 2013, 00h07

Milhares de moradores de El Salvador precisaram ser evacuados de suas casas às pressas após a erupção do vulcão Chaparrastique na manhã deste domingo. As autoridades do país emitiram um alerta laranja, de alto risco, no departamento de San Miguel, onde fica o vulcão. No resto do país, foi declarado estado amarelo, de alerta preventivo.

Saiba mais: Conheça os vulcões mais ativos do mundo

A erupção do Chaparrastique lançou uma coluna de cinzas que alcançou a altura de 5 quilômetros, obrigando moradores em um raio de 3 quilômetros a abandonarem suas casas. De acordo com a imprensa local, 2.000 pessoas já deixaram o local desde a erupção. Segundo o prefeito de San Miguel, Wilfredo Salgado, pelo menos 10.000 pessoas moram na área mais próxima do vulcão. Por causa da alta densidade populacional da área, a Defesa Civil acredita que nem todos os habitantes sejam evacuados.

Sem vítimas – As autoridades confirmaram que por enquanto não foram registradas vítimas mortais nem graves danos materiais por causa da erupção. Moradores disseram à imprensa local que as cinzas expelidas pelo vulcão se acumulam nas ruas, casas, edifícios ou árvores, e obscureceram parcialmente a cidade de San Miguel e arredores. As cinzas também espalharam um forte cheiro de enxofre na região. A última erupção do Chaparrastique aconteceu em 1976.

Continua após a publicidade

(Com agência EFE)

Publicidade