Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Erdogan pergunta se foi Macron quem teve ‘morte cerebral’

Em resposta a declaração do presidente francês, que criticou a Otan, colega turco o acusa de ter entendimento 'doentio e raso' sobre aliança militar

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h34 - Publicado em 29 nov 2019, 18h45

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta sexta-feira, 29, que o alerta de Emmanuel Macron de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está em “estado de morte cerebral” reflete um entendimento “doentio e raso”. “Estou me dirigindo ao senhor Macron e direi na Otan: primeiro você deveria verificar se não sofreu morte cerebral”, afirmou Erdogan.

As declarações de Erdogan ocorrem dias antes de uma cúpula da organização, no dia 4 de dezembro, no Reino Unido. No início do mês, Macron disse que a Otan estava moribunda por causa da falta coordenação estratégica entre aliados europeus, de um lado, e de Estados Unidos e Turquia, de outro.

Além disso, o francês criticou e chamou de “louca” a invasão da Turquia aos territórios curdos na Síria em outubro, para combater o Estado Islâmico (EI) e o Exército de Proteção Popular (YPG). A ação de Ancara ocorreu dois dias após o início da retirada de tropas americanas da região, ordenada por Trump. 

Continua após a publicidade

A Turquia se recusa a endossar um plano defensivo da Otan para os Bálticos e a Polônia sem um apoio político maior para sua luta contra a milícia curda YPG no norte sírio.

As declarações de Macron provocaram uma reação forte de parceiros europeus que acreditam que a Europa ainda precisa contar muito com a Otan. Na quinta-feira 28, ele disse que seus comentários foram úteis e que não pretende se desculpar.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.