O Equador mergulhou em um apagão que atingiu todo o país na tarde desta quarta-feira, 19. Segundo o ministro de Obras Públicas e ministro interino de Energia, Roberto Luque, o blecaute foi provocado por uma falha em uma linha de transmissão.
“Uma falha em linha de transmissão causou uma desconexão em cascata, resultando em falta de eletricidade em todo o país”, afirmou o ministro no X (antigo Twitter). Segundo Luque, as autoridades trabalham para reestabelecer o serviço “o mais rápido possível”. Em algumas áreas da capital, Quito, a energia já começou a voltar.
Sistemas de transporte, abastecimento de água e semáforos foram afetados. Na redes sociais, o prefeito de Quito, Pabel Muñoz, afirmou que o apagão impactou até mesmo o metrô da cidade, que usa uma fonte de energia “isolada”. “O problema deve ter sido muito significativo para ter afetado até mesmo a energia no metrô de Quito”, escreveu.
O país vive uma crise energética desde o ano passado. Infraestrutura falha, falta de manutenção e dependência externa de energia já provocaram outros apagões anteriormente, ainda que não generalizado como o desta quarta. O abastecimento de energia do Equador é feito, em grande parte, pela vizinha Colômbia.
Entre abril e maio, o país chegou a sofrer com interrupções programadas de energia elétrica que duravam várias horas e o presidente do país, Daniel Noboa, declarou emergência energética.