Entenda as diferenças entre a Igreja Católica e a Ortodoxa
Na semana passada, o papa Francisco e o chefe da Igreja Ortodoxa russa, Cirilo I, protagonizaram o primeiro encontro entre os líderes das duas Igrejas em quase 1.000 anos
Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2024, 00h19 - Publicado em 21 fev 2016, 10h08
Na semana passada, o papa Francisco protagonizou um encontro histórico com o líder da Igreja Ortodoxa russa, Cirilo I. Os dois se reuniram em Havana, Cuba, no primeiro encontro entre os líderes das duas Igrejas em quase 1.000 anos. Após a reunião, os dois divulgaram uma declaração conjunta e disseram estarem prontos para tomar as medidas necessárias para superar as diferenças históricas, dizendo que não são competidores, mas irmãos.
Apesar de católicos romanos e ortodoxos terem uma história comum, uma série de dificuldades ocasionou o distanciamento entre os dois grupos religiosos. Desde o Império Romano e durante a Idade Média, a Igreja Católica possuía duas sedes principais, uma localizada em Roma, no Ocidente, e outra na cidade de Constantinopla, no Oriente. Ficou acordado entre as duas partes da Igreja que a capital do Império seria Roma.
Ao longo dos séculos as duas Igrejas cultivaram desigualdades culturais e políticas que depois de vários enfrentamentos chegaram a causar a divisão do próprio Império Romano entre Ocidental e Oriental, no século IV. A separação formal entre as Igrejas Católica e Ortodoxa aconteceu em 1054, no que ficou conhecido como Cisma do Oriente.
Continua após a publicidade
Confira a seguir as principais diferenças práticas entre as duas religiões.
(Da redação)
Publicidade
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.