Embaixada dos EUA em Kiev fecha por suposta ameaça de ataque aéreo
Washington falou em 'informações específicas de potencial ataque'; Anúncio vem um dia depois da Ucrânia usar mísseis americanos contra a Rússia
A embaixada dos Estados Unidos na capital da Ucrânia, Kiev, comunicou que será fechada nesta quarta-feira, 20, após receber “informações específicas de um potencial ataque aéreo significativo”. O aviso vem um dia depois que as forças ucranianas, pela primeira vez, usaram mísseis americanos para atingir o território russo.
A embaixada orientou que seus funcionários se abriguem no local, e aconselhou os cidadãos americanos que moram em Kiev a se prepararem para ir imediatamente a um local seguro, como um bunker ou túnel de metrô, no caso de um alerta de ataque aéreo.
Essas sirenes foram ativadas em Kiev várias vezes durante a noite, e por cerca de duas horas e meia nesta manhã. A capital tem visto ataques quase diários desde o início de setembro, forçando os moradores a se abrigarem no subsolo da rede de metrô.
Depois do aviso, o Departamento de Assuntos Consulares de Estado dos Estados Unidos publicou uma nova postagem no site da embaixada dizendo que o fechamento foi “por excesso de cautela”.
“A embaixada dos Estados Unidos em Kiev recebeu informações específicas sobre um potencial ataque aéreo significativo em 20 de novembro. Por excesso de cautela, a embaixada será fechada, e os funcionários da embaixada estão sendo instruídos a se abrigarem no local. A embaixada dos EUA recomenda que os cidadãos dos EUA estejam preparados para se abrigar imediatamente caso um alerta aéreo seja anunciado”, afirmou o texto.
O clima de tensão vem poucos dias após o presidente americano, Joe Biden, autorizar as forças ucranianas a usarem mísseis ATACMS, doados pelos Estados Unidos, para atacar o território da Rússia – um pedido de longa data do líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Moscou considera a decisão uma escalada significativa nas hostilidades e acusa Washington de participar ativamente da guerra.
Depois do prédio da diplomacia americana, Itália, Espanha e Grécia também fecharam suas embaixadas em Kiev hoje, informou a Suspilne, emissora estatal da Ucrânia.