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Em busca da barba por fazer perfeita

Por Da Redação
9 out 2011, 17h16

Num mundo em que os homens usam de forma permanente uma barba de três dias, a capacidade de fazer crescer uma barba basta e cerrada em apenas 48 horas pode ser considerada uma vantagem evolutiva. Infelizmente, não conferida a Clinton Weber, o modelo imberbe forçado a enfrentar uma fútil tentativa de criar barba rala nos bastidores do desfile da Duckie Brown durante a Semana de Moda de Nova York.

”Eu simplesmente não tenho barba”, disse Weber, 23 anos, que de outra forma praticamente não tem falhas. ”Ela poderia crescer, mas iria demorar. Tenho pelos muito finos”.

Como costeletas e cabelo no peito, a barba por fazer é um daqueles acessórios orgânicos masculinos que vivem ciclos perpétuos, entrando e saindo de moda. Hoje em dia, ao que parece, todos querem ter um toque desalinhado.

Jon Hamm, cujo papel em ‘Mad Men’ inspirou muitos homens a escanhoar o rosto, estava entre os atores de smoking e barba rala na entrega do Emmy, da mesma forma que Brad Pitt no Festival de Cinema de Toronto, em setembro.

Muitos modelos masculinos, para quem o pelo facial é tradicionalmente proibido, desfilaram sem fazer a barba na Semana de Moda deste ano. George Clooney sempre parece ter uma sombra no queixo, e boa sorte ao tentar achar uma foto recente de Justin Timberlake ou Gerard Butler barbeados.

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Os produtores do desfile da Duckie Brown também queriam que os modelos exibissem alguma barba, e dane-se a genética. Assim, eles convidaram a Conair para montar uma ‘estação de barba por fazer’ nos bastidores. A Conair, ansiosa em promover sua nova linha de barbeadores, estava feliz em participar.

”A barba de três dias sempre está na moda, ainda mais agora que nos aproximamos dos meses mais frios”, disse Garrett Bryant, estilista do salão Antonio Prieto, em Manhattan. Mas não uma barba mal cuidada e irregular.

Empresas como Conair e Philips Norelco estão aposentando o termo ‘aparador de barba’ e chamando os novos modelos de ‘aparadores de barba por fazer’.

Esses barbeadores, que chegaram às lojas em 2010, são especialmente calibrados para lidar com o pelo facial a curta distância, segundos os fabricantes.

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Eles não são os primeiros. Em 1986, a Wahl apresentou o Miami Device, aparador criado para reproduzir o visual de queixo de lixa de Don Johnson em ‘Miami Vice’. Temendo violar o copyright, a empresa logo o rebatizou como Stubble Trimmer, mas o aparelho não ganhou popularidade e foi logo descontinuado.

Mas a ”sociedade está aceitando mais os homens com barba por fazer”, afirmou Michael Schwartz, gerente de marca da Philips Norelco, ”então criamos um produto específico” para manter o visual intermediário. Na verdade, segundo ele, ”nosso foco principal no segmento de barba e bigode é o de barba por fazer”.

Há pouca diferença entre os aparelhos tradicionais e os de barba por fazer, mas ela é importante em termos cosméticos: o comprimento mínimo que os protetores de lâmina dos barbeadores da Philips Norelco permitiam era de 1 milímetro; os protetores dos aparelhos de barba por fazer chegam a meio milímetro.

As vendas da categoria de barbeadores aumentaram 14 por cento em 2010 e já cresceram 17 por cento em 2011, segundo o NPD Group, empresa de pesquisa do mercado. Schwartz disse que sua empresa viu um ”grande aumento” nas vendas da categoria, ”mesmo com preços mais altos”. (O aparador top de linha que produz o visual de barba por fazer é vendido por US$ 59,99, quase US$ 30 a mais do que a versão tradicional.) Mas se esses aparelhos realmente podem manter um visual permanente de barba por fazer é outra questão. Bryant os recomenda aos clientes, ainda que sem os protetores.

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”Basta tirar o protetor” e aplicar as lâminas diretamente no rosto, afirmou. ”Assim, você terá uma visual limpo, mas com alguma sombra”.

Como preparação, Bryant aconselha aplicar uma toalha quente no rosto alguns minutos antes de barbear-se. Giovanni Giuntoli, estilista que trabalhou na ”estação de barba por fazer” da Conair, aplica talco antes de barbear. E os dois aconselham a sempre barbear contra a direção dos fios, o que pode ser complicado no pescoço e bochechas.

Independentemente de como você produz sua barba por fazer, escanhoar essas áreas, além da região abaixo do nariz, é essencial para ter um visual moderno e limpo.

”Nem pensar em barba no pescoço”, disse Giuntoli.

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Use um aparelho tradicional para barbear essas regiões, mas não se deixe empolgar.

”Não gosto de fazer aquele lance do George Michael, que é quase feminino”, disse Giuntoli. ”Apare um tanto no pescoço. Deixe crescer um pouco do jeito natural, mas escanhoar é a moda desta temporada”.

Para homens que não querem preocupações, existe um método no ritmo folicular: decida que dia você precisa ficar cheio de estilo, depois escanhoe a pele dois ou três dias antes daquela data. (Não se esqueça de escanhoar as beiradas antes de se aprontar.) De resto, a barba por fazer perfeita não é como uma cabeceira de cama perfeita: ficar com visual casual pode dar muito trabalho. Scott Donaton, diretor-presidente da Ensemble, empresa de publicidade de Nova York, é conhecido entre os amigos por manter um queixo com barba por fazer impecável todos os dias durante quase uma década. ”Acho que as mulheres gostam muito”, ele declarou.

Donaton contou que usava o barbeador QT4070 da Philips Norelco – sem a proteção – todos os dias antes de tomar banho. Depois do banho, ele escanhoa as bochechas e pescoço com um aparelho da Gillette.

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”Sempre digo que dá mais trabalho ter visual de barba por fazer do que fazer a barba”, conta.

Donaton é um homem geneticamente inclinado a ter uma barba por fazer espessa e de crescimento rápido. Para os homens que não tiveram tanta sorte, cujos pelos crescem em tufos finos, é melhor seguir o curso natural das coisas.

”Se ficasse desleixado ou com jeito de pré-adolescente mesmo cuidando direitinho, eu rasparia tudo”, afirmou o estilista Bryant.

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