Derrotado, partido de Marine Le Pen discute até mudar de nome
Cúpula da Frente Nacional debate causas do fracasso nas últimas eleições francesas
O partido da direita nacionalista francesa, a Frente Nacional (FN), comandado por Marine Le Pen, realiza uma convenção nesta sexta-feira, 21, que pode levar a uma mudança de nome da legenda e a repensar a demanda do partido para tirar a França da zona do euro.
A cúpula do partido populista e anti-imigração está lambendo as feridas e tenta permanecer relevante depois que Le Pen perdeu o segundo turno das eleições presidenciais francesas para o centrista Emmanuel Macron. Nas eleições legislativas, a FN conseguir eleger apenas oito deputados.
Nos últimos anos, Marine buscou afastar o partido fundado por seu pai, Jean Marie, de suas origens e torná-lo mais palatável ao grande público. Alterar o nome da sigla está entre os itens sensíveis na agenda, em uma reunião fechada à imprensa, que começa nesta sexta-feira e termina no sábado. Uma decisão final seria colocada aos membros do partido mais tarde.
Na reunião, também deve ser discutida a posição em torno da moeda comum europeia. Até agora, o Le Pen vem defendendo a saída da União Europeia, mas ideia pode ser abandonada. Nos próximos meses, as bases do partido também serão chamados para consulta.
(Com agências internacionais)