Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Democratas da Câmara apresentam acusação contra Trump ao Senado

Julgamento só deve começar no dia 8 de fevereiro para dar mais tempo a Trump, para preparar defesa, e a Biden, para iniciar seu mandato

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 14h11 - Publicado em 25 jan 2021, 19h00

Os democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos apresentam ao Senado, nesta segunda-feira, 25, a acusação contra Donald Trump por “incitar insurreição” durante a invasão ao Capitólio, em Washington, poucos dias antes de sua saída da Casa Branca. O passo representa a abertura formal do segundo julgamento de impeachment contra o ex-presidente.

A presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, disse que a acusação será entregue às 19h locais (21h de Brasília). Contudo, o processo no Senado só terá início na semana do dia 8 de fevereiro, porque democratas e republicanos concordaram em dar mais tempo a Trump para preparar sua defesa, enquanto o recém-empossado presidente Joe Biden confirma os membros do seu gabinete na casa legislativa.

Segundo impeachment

Trump já havia sido indiciado por “abuso de poder” e “obstrução ao Congresso” em 2019, devido a uma suposta campanha de pressão sobre a Ucrânia para prejudicar o então possível adversário eleitoral Biden. Ele foi absolvido em fevereiro de 2020 pelo Senado, cuja maioria ainda era republicana.

Com a nova acusação dos deputados acerca dos eventos do dia 6 de janeiro, quando uma multidão pró-Trump atacou o Congresso americano durante a certificação da vitória de Biden, ele se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a enfrentar o processo de impeachment em duas ocasiões.

Contudo, uma condenação no Senado parece improvável neste momento, já que o magnata do mercado imobiliário, ainda muito popular entre seus eleitores, ainda tem apoiadores importantes na Câmara Alta.

Continua após a publicidade

Racha no Partido Republicano

A composição do Senado é extremamente polarizada, já que atualmente há 50 senadores republicanos e 50 democratas (dando controle ao Partido Democrata, por desempate da vice-presidente Kamala Harris). Só que uma votação de impeachment requer que dois terços da casa votem pela condenação, o que significa que ao menos 17 republicanos teriam que votar contra seu partido.

“Acho esse julgamento estúpido. Acho que vai ser contraproducente”, afirmou o senador republicano Marco Rubio. “O país já está pegando fogo, é como jogar gasolina”, acrescentou.

Outros membros da legenda esperam bloquear completamente a realização do julgamento, declarando que é inconstitucional julgar um ex-presidente.

Continua após a publicidade

Segundo o jornal americano The New York Times, há cerca de 12 republicanos que podem ser favoráveis à condenação. Na Câmara, 10 membros do Partido Republicano votaram junto aos democratas.

Fora isso, o futuro judicial do ex-presidente continua complicado, com vários processos civis e criminais contra ele iniciados em todo o país. Mas a Suprema Corte iluminou seu horizonte nesta segunda-feira: encerrou as investigações relacionadas às receitas de origem estrangeira de seus grandes hotéis.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.