Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘Democracia é voz do povo e deve ser respeitada’, diz Lula sobre vitória de Trump 

Presidente havia demonstrado torcida à candidata democrata Kamala Harris

Por Da Redação
Atualizado em 6 nov 2024, 09h13 - Publicado em 6 nov 2024, 09h06

Em curta publicação nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o republicano Donald Trump pela vitória na disputa à Casa Branca, nesta quarta-feira, 6.

“A democracia é a voz do povo e ela deve sempre ser respeitada”, disse o petista. “O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.

Continua após a publicidade

+ Líderes mundiais parabenizam Trump por vitória nos EUA

Vitorioso nos chamados swing states, ou estados-pêndulo, capazes de oscilar a contagem de votos do Colégio Eleitoral, Trump deixou Kamala sem saídas viáveis para reverter a desvantagem, ultrapassando os 270 delegados necessários para chegar à Casa Branca. 

Diversos líderes mundiais foram rápidos em parabenizar a vitória do republicano, que tem uma postura isolacionista na política externa. Espera-se que Trump siga na linha do primeiro mandato neste campo, dando pouca atenção ao que não diz respeito diretamente aos EUA e interferindo sem disfarces no que afeta o país — estratégia que compromete alianças com entidades como a Otan, deve levar a um corte na ajuda militar à Ucrânia no esforço de guerra contra a Rússia e reforçar a posição de dureza do governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Continua após a publicidade

Apesar da mensagem nesta quarta, Lula afirmou na semana passada que torcida por vitória da democrata Kamala Harris. Em entrevista ao canal francês TF1, o brasileiro afirmou que um triunfo da vice-presidente de Joe Biden é um fator “muito mais seguro” para o fortalecimento da democracia nos EUA, e afirmou que hoje em dia existe muito “ódio destilado”, o que classificou como “fascismo e nazismo com outra cara”.

“Acho que Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia dos Estados Unidos. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia. Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, vários países do mundo”, afirmou.

Continua após a publicidade

Segundo Lula, “é o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.