Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Coronavírus: EUA pedem a americanos no exterior que retornem ao país

'Tenha um plano de viagem que não dependa de nenhuma assistência do governo', afirma comunicado do Departamento de Estado

Por Da Redação
Atualizado em 19 mar 2020, 18h51 - Publicado em 19 mar 2020, 18h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo dos Estados Unidos emitiu nesta quinta-feira, 19, alerta aos americanos residentes para que não saiam do país em decorrência da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que já atingiu mais de 200.000 pessoas e matou mais de 9.000 em todo o mundo. Àqueles que estão no exterior, as autoridades recomendam o retorno, se possível. Segundo o portal de notícias Politico, a medida aparece não ter precedentes.

    “Nos países onde as opções de partida comercial permanecem disponíveis, os cidadãos americanos que moram nos Estados Unidos devem providenciar seu retorno imediato, a menos que estejam preparados para permanecer no exterior por um período indeterminado”, destaca o Departamento de Estado americano em seu alerta.

    As autoridades reconhecem as dificuldades de retorno – o que é também um sinal de que demorou a disparar esse alerta. “Muitos países estão enfrentando surtos do novo coronavírus e implementando restrições de viagem e quarentenas obrigatórias, fechando fronteiras e proibindo a entrada de não-cidadãos com pouco aviso prévio. Companhias aéreas cancelaram muitos voos internacionais e vários operadores de cruzeiros suspenderam as operações ou cancelaram as viagens”, conclui o Departamento de Estado.

    O governo americano ainda autorizou o retorno de funcionários públicos em missão no exterior, como os diplomatas, que estejam sob “alto risco” de contaminação. A atividade de algumas embaixadas e consulados tem sido limitada por determinações locais. “Tenha um plano de viagem que não dependa de nenhuma assistência do governo”, aconselha.

    Continua após a publicidade

    Segundo estimativa do jornal americano The New York Times, nos Estados Unidos há 10.822 pacientes confirmados com o vírus (4% dos casos em todo o mundo) e 172 mortes.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.