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Coreia do Sul e Austrália suspendem voos do Boeing 737 MAX 8

Acidente com modelo na Etiópia deixou 157 mortos; brasileira Gol também decidiu cancelar voos com a aeronave após tragédia

Por Da Redação
12 mar 2019, 10h45
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  • Foto de arquivo mostra Boeing 737 da Ethipian Airlines, mesmo modelo que caiu neste domingo
    Foto de arquivo mostra Boeing 737 da Ethipian Airlines, mesmo modelo que caiu neste domingo (Simon Maina/AFP)

    Coreia do Sul e Austrália decidiram suspender os voos com o Boeing 737 MAX 8 depois do acidente, no domingo 10, de um avião deste modelo da Ethiopan Airlines que provocou 157 mortes.

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    O ministério sul-coreano dos Transportes informou em um comunicado ter aconselhado a Eastar Jet, a única companhia do país que possui o B737-8, a suspender o uso de seus dois aviões deste modelo. A empresa aceitou o pedido do governo.

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    A aviação civil australiana também proibiu nesta terça-feira, 12, todos os Boeing 737 MAX em seu espaço aéreo. Shane Carmody, diretor-executivo da Autoridade Australiana de Aviação Civil, diz que a suspensão durará enquanto “estiver acontecendo a coleta de informações e avaliação dos riscos” na segurança da aeronave.

    Embora nenhuma companhia aérea australiana tenha essas aeronaves em sua frota, empresas como a SilkAir, de Singapura, e Fiji Airways, de Fiji, cobrem o trajeto até território australiano com estes aviões.

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    A Etiópia, China, Indonésia e Mongólia, entre outros países, também relataram a suspensão das operações deste modelo de aeronave, assim como companhias aéreas mexicanas e argentinas.

    No Brasil, a Gol anunciou na noite desta segunda-feira 11 que suspendeu a operação de suas sete aeronaves Boeing 737 Max 8. A companhia aérea era a única brasileira a utilizar o modelo.

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    O acidente com o avião da Ethiopian Airlines no domingo não deixou sobreviventes. Pouco depois de decolar, a aeronave caiu perto da cidade de Bishoftu, a 42 quilômetros da capital da Etiópia, Adis Abeba.

    Problemas com o modelo

    O Boeing 737 Max 8 é o modelo do avião que caiu na Indonésia em 29 outubro do ano passado, deixando 189 mortos. A aeronave pertencia à companhia Lion Air e tinha três meses de uso — a investigação ainda não chegou a uma conclusão sobre a causa da tragédia.

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    Desde o primeiro acidente, o 737 Max enfrenta ceticismo por parte da comunidade aeroespacial. O programa apresentou problemas ainda na fase de desenvolvimento.

    Em maio de 2017, a Boeing interrompeu os testes de voo dos 737 Max devido a problemas de qualidade do motor produzido pela CFM International, empresa de propriedade conjunta da Safran Aircraft Engines e GE Aviation.

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    O último acidente representa um grande golpe para a Boeing, cujos aviões Max são a última versão do 737, sua aeronave mais vendida de todos os tempos, com mais de 10.000 aparelhos produzidos.

    A fabricante divulgou estar “profundamente entristecida” com o acidente da Ethiopian Airlines, e acrescentou que uma equipe técnica auxiliará nas investigações.

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    (Com AFP e EFE)

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