Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coreia do Norte: testes de mísseis simulam ataque com armas nucleares

Pyongyang disse estar 'completamente pronta para atingir e destruir alvos a qualquer momento e em qualquer local'

Por Da Redação
Atualizado em 10 out 2022, 09h23 - Publicado em 10 out 2022, 09h21

A KCNA, agência de notícias estatal da Coreia do Norte, disse, nesta segunda-feira, 10, que sua recente enxurrada de testes de mísseis foi projetada para simular ataques ao Sul com armas nucleares táticas. O aviso ocorre após a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizarem exercícios navais em larga escala.

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos na manhã de domingo 9, segundo autoridades em Seul e Tóquio, o sétimo teste desse tipo desde 25 de setembro.

A KCNA informou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, guiou exercícios por unidades táticas nucleares nas últimas duas semanas, dizendo que os testes deveriam transmitir uma forte mensagem de dissuasão de guerra.

Os exercícios simularam ataques a instalações de comando militar, principais portos e aeroportos na Coreia do Sul, acrescentou a KCNA.

“A eficácia e a capacidade prática de combate de nossa força nuclear foram totalmente demonstradas, pois está completamente pronta para atingir e destruir alvos a qualquer momento e em qualquer local”, disse a KCNA.

Continua após a publicidade

“Mesmo que o inimigo continue a falar sobre diálogo e negociações, não temos nada para falar nem sentimos a necessidade de fazê-lo”, disse Kim, segundo a KCNA.

+ Coreia do Norte diz que nunca descartará armas nucleares para combater EUA

A KCNA disse que o Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte decidiu realizar os exercícios como resposta à mobilização em larga escala das forças navais dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, incluindo um porta-aviões e um submarino de propulsão nuclear, em um exercício marítimo conjunto na sexta-feira 7.

Continua após a publicidade

Se a Coreia do Norte retomar os testes nucleares, isso pode incluir o desenvolvimento de ogivas “táticas” menores, destinadas ao uso no campo de batalha e projetadas para caber em mísseis de curto alcance, como os testados recentemente. Autoridades sul-coreanas e americanas dizem que há sinais de que a Coreia do Norte poderá detonar em breve um novo dispositivo nuclear em túneis subterrâneos no local de testes nucleares de Punggye-ri, que foi oficialmente fechado em 2018.

Após a declaração da Coreia do Norte na segunda-feira, o gabinete do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, disse que “é importante reconhecer com precisão a gravidade dos problemas de segurança na Península Coreana e no nordeste da Ásia para nos prepararmos adequadamente”.

+ Exibição de força da Coreia do Sul falha e militares pedem perdão

Continua após a publicidade

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, condenou os recentes lançamentos de mísseis de Pyongyang e prometeu trabalhar para “a desnuclearização completa da Coreia do Norte de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

“Esta série de mísseis balísticos e esses vários atos provocativos violam claramente as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e são absolutamente inaceitáveis”, disse Kishida a repórteres.

+ Coreia do Norte dispara míssil sobre o Japão, que emite alerta de abrigo

As forças das Nações Unidas, lideradas pelos Estados Unidos, ainda estão tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte, já que a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou em um armistício em vez de um tratado de paz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.