Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte testa míssil horas após anúncio da morte de Kim Jong-il

Tóquio, 19 dez (EFE).- A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira um teste com um míssil de curto alcance poucas horas depois do anúncio da morte do líder Kim Jong-il, informou a agência de notícias sul-coreana ‘Yonhap’.

O míssil caiu no mar, em uma região não divulgada, segundo uma fonte oficial sul-coreana citada pela agência. O lançamento do míssil, segundo a mesma fonte, não teve relação com o falecimento do líder norte-coreano.

‘Acreditamos que o míssil era de 120 quilômetros de alcance’, indicou a ‘Yonhap’. Segundo a agência, tudo indica que foi um teste para tentar melhorar a capacidade e alcance deste tipo de mísseis.

A ‘Yonhap’ destaca que não há indícios de que o lançamento seja uma provocação relacionada à morte de Kim: ‘Não o consideramos mais do que um simples teste’, afirmou a fonte.

A Coreia do Sul acredita que, desde o ano passado, sua vizinha do Norte tenha realizado testes com mísseis KN-06, uma evolução comparada aos KN-01 e KN-02.

O anúncio deste teste foi feito no mesmo dia da divulgação da morte do líder norte-coreano, Kim Jong-il. Ele morreu no sábado, aos 69 anos, vítima de um infarto, segundo a emissora de televisão estatal norte-coreana, ‘KCTV’.

O funeral de Kim, que permaneceu 17 anos à frente do hermético regime norte-coreano e o transformou em uma potência nuclear, será realizado no próximo dia 28 em Pyongyang. EFE