Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Governo da Coreia do Norte chama Trump de ‘velho lunático’

Pyongyang acusa o governo americano de explorar a morte do estudante Otto Warmbier

Por Da redação
Atualizado em 28 set 2017, 18h37 - Publicado em 28 set 2017, 12h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Coreia do Norte acusou nesta quinta-feira o governo dos Estados Unidos de explorar a história do estudante americano que morreu após ser libertado da prisão em Pyongyang e chamou o presidente Donald Trump de “velho lunático”.

    “O fato de que os Estados Unidos estão empregando até mesmo uma pessoa morta para a campanha de conspiração que instiga a pressão internacional [contra a Coreia do Norte] mostra quão vil e inveterada é a hostilidade dos políticos americanos em relação à Coreia do Norte”, disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país asiático em comunicado publicado pela agência estatal KCNA.

    A declaração se refere a um tuíte publicado por Trump na terça-feira depois de uma entrevista dos pais de Otto Wambier, morto em junho deste ano, ao canal Fox News. “Otto foi torturado de forma inacreditável pela Coreia do Norte”, escreveu.

    O jovem americano foi condenado a quinze anos de trabalho forçado em março de 2016, quando passava férias no país de Kim Jong-un, por supostamente roubar um cartaz de propaganda do governo. Otto, que tinha 22 anos, passou mais de um ano e meio preso antes de ser enviado em coma de volta para os Estados Unidos, onde morreu poucos dias depois. A Coreia do Norte negou na época as acusações de que o estudante tenha sido torturado e alegou que seu estado foi resultado de uma crise de botulismo e de uma pílula para dormir.

    Continua após a publicidade

    O porta-voz do Ministério norte-coreano reiterou a negação da tortura a Otto. “Nós lhe fornecemos cuidados médicos por razões humanitárias, em consideração à sua falta de saúde, até ele retornar aos Estados Unidos”, disse.

    Além de censurar a Casa Branca por usar a morte de Otto para fins de propaganda contra Pyongyang, a agência norte-coreana expressou indignação particular contra Trump e suas recentes críticas ao ditador Kim Jong-un. “O fato de o velho lunático Trump ter atacado a dignidade sagrada de nossa liderança suprema, usando dados falsos cheios de mentiras e fabricação, só serve para redobrar o ódio crescente do nosso Exército e população contra os Estados Unidos”, aponta o comunicado.

    (com agências internacionais)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.