Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump declarou guerra à Coreia do Norte, diz Pyongyang

O ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong Ho, ameaçou derrubar bombardeiros americanos no espaço aéreo internacional

O ministro de Relações Exteriores norte-coreano disse nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou guerra contra a Coreia do Norte e que Pyongyang tem o direito de derrubar caças americanos, mesmo que estejam no espaço aéreo internacional.

Ri Yong Ho afirmou que os recentes comentários de Trump foram “claramente” uma declaração de guerra a seu país. “Todo o mundo deve lembrar claramente que foram os Estados Unidos que primeiro declararam guerra contra o nosso país”, disse o ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong Ho, a repórteres, em Nova York, onde participa da Assembleia-Geral da ONU.

“Uma vez que os Estados Unidos declararam guerra contra o nosso país, nós teremos todo o direito de tomar contramedidas, incluindo derrubar bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos, mesmo quando eles não estiverem dentro da fronteira do espaço aéreo do nosso país”.

“Homem-foguete”

No domingo, Trump comentou no Twitter o discurso realizado na véspera por Ri Yong Ho na ONU. Em sua fala, Ri disse que o insulto de Trump ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificado pelo americano como “homem-foguete”, tornaria “a visita de nosso foguete a todo o  território dos Estados Unidos como ainda mais inevitável“.

Trump, por sua vez, afirmou que ouviu o discurso do ministro norte-coreano na ONU. “Se ele ecoa os pensamentos do Pequeno Homem-Foguete [Kim], eles não estarão por aí por muito mais tempo”, escreveu Trump.

Ri qualificou Trump como “uma pessoa mentalmente perturbada”. Em seu primeiro discurso na Assembleia-Geral, o presidente americano havia ameaçado “destruir totalmente” a Coreia do Norte, caso seja provocado.

(com agências internacionais)

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. estão entendendo errado de propósito os koreanos

    Curtir