Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Copa: Apesar do frio, franceses tomam ruas de Paris para celebrar vitória

Polícia se prepara para possíveis conflitos, principalmente depois de brigas na Champs-Elysées após vitória marroquina nas quartas de final sobre Portugal

Por Da Redação
14 dez 2022, 20h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mesmo com as baixas temperaturas causadas pelo inverno, torcedores lotaram a avenida Champs-Elysées, em Paris, nesta quarta-feira, 14, para comemorar a vitória da França por 2 a 0 contra Marrocos. Esta é a segunda vez consecutiva que a seleção francesa chega à final da Copa do Mundo

    Publicidade

    “Preferimos chegar cedo porque vai ser um caos mais tarde. Só queremos comemorar nossa vitória e podemos sentir que vai ficar uma loucura”, disse a estudante Kerene Massuka à agência de notícias Reuters. Ela estava acompanhada de um amigo que carregava uma bandeira francesa.

    Publicidade

    As apostas eram altas em ambos os lados. Caso Marrocos ganhasse a partida, o país seria a primeira nação africana a chegar a uma final de Copa do Mundo. Agora, a França está prestes a se tornar a primeira seleção a não abrir mão do título mundial em 60 anos. 

    Continua após a publicidade

    + Como a França ignorou adversidades e está a um passo de marca histórica

    Publicidade

    Na capital francesa, a polícia se preparava para possíveis conflitos, principalmente depois das brigas que aconteceram na Champs-Elysées após a vitória marroquina nas quartas de final sobre Portugal. Em outros locais, a comemoração pela conquista de Marrocos foi pacífica.

    Continua após a publicidade

    Ao todo foram 10.000 agentes mobilizados em todo o país. Segundo o ministro do Interior, Gérald Darmanin, 2.000 deles estão só em Paris, o dobro da segurança colocada em partidas anteriores. 

    + Como o improvável sucesso do Marrocos na Copa do Mundo uniu os árabes

    Publicidade

    No entanto, tensão entre os dois times extrapola os gramados. A relação entre as duas nações é profundamente enredada pelos laços coloniais e o fluxo de imigração de mão de obra africana no pós-guerra. Atualmente, a França é lar de grande parte da comunidade marroquina e muito conquistaram a dupla nacionalidade. 

    Continua após a publicidade

    O clima diplomático entre os dois países também não está em suas melhores fases. Após o escândalo do caso Pegasus, um software de espionagem desenvolvido pela empresa israelenses NSO, a França reduziu o número de vistos a cidadãos marroquinos. Na ocasião, a empresa foi acusada de estar espionando a população francesa, inclusive o presidente francês, Emmanuel Macron.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.