Nasceu nesta segunda-feira o terceiro filho da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, com o príncipe William. O bebê, ainda sem nome, altera a linha de sucessão ao trono, desbancando seu tio, o príncipe Harry de quinto para sexto.
A linha de sucessão é definida de acordo com a descendência da atual monarca. Portanto, após a rainha Elizabeth II, quem deve assumir o trono é seu filho primogênito, seguido pelos filhos dele. Por isso, os filhos do príncipe William vêm antes do príncipe Harry. A sucessão só vai diretamente para o irmão em caso de não existência de filhos do atual monarca.
Dessa forma, o novo bebê de Kate e William ocupará o quinto lugar ao trono, atrás de seu avô, o príncipe Charles, seu pai e seus dois irmãos, George e Charlotte.
A permanência de Charlotte como quarta na linha de sucessão só foi possível graças a uma mudança nas regras. Antes, os homens tinham preferência na linha sucessória e, portanto, o nascimento de um irmão o colocaria acima de sua irmã. A rainha Elizabeth só assumiu o trono após a morte de seu pai porque este não possuía filhos homens.
Agora, o Ato de Sucessão de 2013 determina que mulheres e homens tenham as mesmas prioridades. Por isso, antes mesmo de ser conhecido o sexo do novo bebê real, já estava determinado que Charlotte permaneceria como quarta.
Veja como fica a linha de sucessão com a chegada do novo membro da família real: