Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comissão Europeia diz que Espanha não pediu ajuda para bancos

Bruxelas, 8 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) informou nesta sexta-feira que o governo da Espanha não enviou qualquer pedido de ajuda para recapitalizar o setor bancário do país, mas lembrou que existem mecanismos prontos para atender a medida se for necessário.

‘Não temos notícias de um eventual pedido de assistência’ , afirmou o porta-voz de Assuntos Econômicos da CE, Amadeu Altafaj, em entrevista coletiva, depois da divulgação de algumas notícias de que a Espanha poderia apresentar uma solicitação neste fim de semana.

Altafaj acrescentou que, se houver algum pedido nesse sentido, ‘os instrumentos apropriados estão em vigor e prontos para serem utilizados’ segundo as normas.

A Presidência do Eurogrupo não confirmou as informações de que amanhã haverá uma conferência por telefone entre ministros de Finanças da zona do euro.

Questionado sobre o rebaixamento da nota da Espanha pela agência de qualificação Fitch, Altafaj disse que a Comissão ‘tomará decisões’ em função de suas próprias análises, e ‘certamente não em função das notas das agências’.

Por outro lado, Altafaj reconheceu que a situação dos bancos espanhóis ‘é uma fonte de tensão nos mercados’. Mesmo assim, ressaltou que a crise ‘não se resume apenas à Espanha, já que vários países encaram o mesmo problema de ‘fragilidade’ bancária’. EFE