Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começa o primeiro Conselho de Ministros do governo Hollande na França

O primeiro Conselho de Ministros do governo de François Hollande, o novo presidente francês, começou nesta quinta-feira às 15h00 (10h00 de Brasília), constataram jornalistas da AFP no local.

O primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault chegou primeiro, seguido pouco depois da porta-voz do governo, a franco-marroquina Najat Vallaud-Belkacem, e de outros ministros que, sorridentes, posavam para fotógrafos e cinegrafistas.

A primeira medida que será submetida ao Conselho, muito simbólica e destinada a consumar a ruptura com o período do conservador Nicolas Sarkozy, é a redução em 30% da remuneração do chefe de Estado e de seus ministros.

“É a exemplaridade”, afirmou na quarta-feira à noite Jean-Marc Ayrault, explicando que o novo poder considera que a crise requer sacrifícios dos franceses, em primeiro lugar dos membros do governo.

Algumas semanas após a eleição de Nicolas Sarkozy em 2007, o salário do chefe de Estado havia aumentado em 170%, passando de 7.000 para 19.000 euros, para se alinhar com o do primeiro-ministro. Esse aumento provocou, na época, uma forte polêmica e, durante a campanha eleitoral, François Hollande havia prometido reduzir a remuneração.

Ao final da reunião, haverá a tradicional foto oficial, seguida da coletiva de imprensa da porta-voz.