Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Com economista à frente, Itália forma novo governo

Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu, aceita se tornar primeiro-ministro para tirar país da crise econômica e sanitária

Por Da Redação 12 fev 2021, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O economista Mario Draghi aceitou oficialmente, nesta sexta-feira, 12, o cargo de primeiro-ministro da Itália, depois de conquistar o apoio de quase todos os partidos políticos do país. O novo governo tem a missão de tirar o país da emergência econômica e sanitária.  

    O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) anunciou a lista dos ministros, entre personalidades políticas e tecnocratas, no fim de uma reunião no Palácio Quirinal com o presidente da República, Sergio Mattarella. Draghi susbstitui Giuseppe Conte, que precisou renunciar ao cargo após perder o apoio de um partido-chave de sua coalizão.  

    “Super Mario”, como costuma ser chamado pelo seu papel na crise da dívida europeia em 2012, deverá apresentar depois seu gabinete de governo e submeter-se ao voto de confiança no Parlamento na próxima semana.  

    Com um terno completo e gravata, Draghi escutou esta semana os líderes de todos os partidos políticos, assim como os representantes de partes sociais e os defensores do meio ambiente, com o objetivo de formar um governo heterogêneo, de unidade e sem conotações políticas.  

    O renomado economista conta com o apoio do maior partido de centro-esquerda, o Partido Democrático (PD), da extrema direita Liga de Matteo Salvini, além do partido de direita moderada Força Itália de Silvio Berlusconi. No último minuto, o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5E), o maior partido no Parlamento depois de chegar ao poder há quase três anos, votou a favor na quinta-feira, 11, com 59,3%, um governo liderado por Draghi 

    Com 73 anos, Mario Draghi se tornará primeiro-ministro mesmo sem nunca ter disputado um cargo político. A missão não é fácil: além da crise econômica, a Itália atingiu a marca de 2.683.403 casos de coronavírus e totalizou 92.729 mortes.  

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.