Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Colômbia suspende voos com Brasil por nova cepa do coronavírus

Portugal, Argentina, Peru, Israel, Itália e Reino Unido também já anunciaram restrições para evitar propagação de cepa altamente contagiosa

Por Da Redação 28 jan 2021, 11h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo da Colômbia decidiu suspender a partir da próxima sexta-feira, 29, todos os voos com o Brasil devido à detecção de uma nova cepa do coronavírus. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira pelo presidente colombiano, Iván Duque.

    Deste modo, a Colômbia se soma a Portugal, Itália, Turquia, Marrocos e Peru entre os países que já tomaram esta decisão. A Argentina já havia pedido às companhias aéreas que reduzissem pela metade os voos de entrada e saída para o Brasil. O Reino Unido, onde foi descoberta pela primeira vez uma nova cepa do vírus, por sua vez, proibiu as chegadas de voos de todos os países da América do Sul e do Panamá.

    “Como medida preventiva e por um período de 30 dias, enquanto se fazem todas as observações, são tomadas (…) as medidas de restrição de voos da Colômbia para o Brasil ou do Brasil para a Colômbia”, disse o presidente em discurso televisionado.

    A restrição afetará apenas os voos de passageiros, já que o transporte de carga permanecerá intacto. Viajantes que chegaram procedentes do Brasil entre 18 e 27 de janeiro terão que fazer quarentena por 14 dias, acrescentou.

    Duque também afirmou que será intensificado o monitoramento da situação epidemiológica na vasta fronteira amazônica entre os dois países.

    Continua após a publicidade

    A variante brasileira tem mutações que favorecem a entrada do vírus nas célula humanas. Cientistas temem que essas mudanças favoreça a possibilidade de reinfecções. Por enquanto, não há evidências de que essas variantes diminuam eficácia das vacinas em produção, mas a cepa parece altamente infecciosa.

    O primeiro caso de Covid-19  foi registrado no país em 6 de março e um lockdown foi decretado logo no fim do mesmo mês. Mas, diante da crise econômica provocada pelas medidas, relaxou o confinamento desde 1º de setembro, apostando em uma estratégia baseada no uso generalizado de máscaras e na proibição de eventos multitudinários.

    Na última semana, em meio a um crescimento de infecções após as festas de fim de ano, o governo colocou novamente em vigor restrições  à mobilidade em uma dúzia de departamentos que têm mais de 70% de ocupação nas unidades de terapia intensiva (UTI).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.