Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Colômbia regulamenta uso medicinal da maconha

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou nesta terça-feira, junto com o ministro da Saúde, Alejandro Gaviria, o decreto que regulamenta o uso medicinal da maconha. “Acabamos de dar um passo importante para colocar a Colômbia na vanguarda da luta contra as doenças e o fazemos através de um decreto que visa aproveitar as virtudes da cannabis para melhorar a vida das pessoas”, declarou Santos na Casa de Nariño, sede do governo colombiano.

“Permitir o uso medicinal da cannabis não está na contramão de nosso compromisso internacional em matéria de controle das drogas e muito menos da nossa política de luta contra o narcotráfico”, disse o presidente.

Leia também:

Suprema Corte do México autoriza uso de maconha a quatro cidadãos mexicanos

‘Narcos’ da vida real: A ostentação dos traficantes exibida no Instagram

‘Tá chovendo maconha’

A legislação regulamenta a produção, fabricação, exportação, distribuição, comércio e uso da maconha para fins medicinais e científicos. A intenção do decreto, segundo Santos, é garantir qualidade e acessibilidade aos pacientes que usam maconha medicinal, , reportou o jornal colombiano El Tiempo. “Queremos que os pacientes possam ter acesso a medicamentos de produção nacional que sejam seguros e de qualidade”, disse o presidente.

(Com EFE)