Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Clinton, Al Gore e opositores: como políticos reagiram à desistência de Biden

Ex-presidentes, senadores e governadores manifestaram apoio à decisão anunciada neste domingo; republicanos pedem renúncia imediata

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 jul 2024, 18h51 - Publicado em 21 jul 2024, 17h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com o anúncio do presidente dos Estados Unidos Joe Biden de que não vai concorrer à reeleição nas eleições americanas, ex-presidentes, políticos famosos, senadores e governadores utilizaram as redes sociais para manifestar apoio à decisão, relembrando feitos do democrata à frente da Casa Branca. O comunicado também foi alvo de críticas e oponentes do partido Republicano pediram que o mandatário renuncie imediatamente, alegando que Biden não tem condições de se manter no posto.

    O ex-presidente Barack Obama escreveu um longo texto carregado de elogios em que destacou o caráter, a sensatez, a empatia e a resiliência de Biden.

    Após elencar feitos da administração, como a criação de empregos e investimentos para lidar com as mudanças climáticas, aproveitou para criticar o candidato republicano Donald Trump.

    “O presidente Biden nos apontou para longe dos quatro anos de caos, falsidade e divisão que caracterizaram a administração de Donald Trump. Por meio de suas políticas e seu exemplo, Joe nos lembrou de quem somos no nosso melhor — um país comprometido com valores tradicionais como confiança e honestidade, gentileza e trabalho duro; um país que acredita na democracia, no estado de direito e na responsabilidade”, diz, em um dos trechos.

    O também ex-presidente Bill Clinton publicou nota conjunta com Hillary Clinton em que cita altos e baixos comuns durante a jornada da vida, mas alertando para os riscos de um segundo mandato de Trump para a população americana. O casal explicita seu apoio à candidatura de Kamala Harris, vice-presidente americana, e diz que vai apoiá-la e lutar para elegê-la.

    Continua após a publicidade

    O ex-vice-presidente Al Gore chamou o atual presidente de “líder excepcional” e disse acreditar que Biden vai servir o povo americano com sabedoria e dignidade nos próximos meses. “Eu aplaudo sua decisão altruísta”, escreveu.

    Além de elogiar a gestão Biden, a senadora democrata Elizabeth Warren também defendeu a candidatura de Kamala na corrida eleitoral. “Nós temos muitas pessoas talentosas em nosso partido, mas a vice-presidente Harris é a pessoa escolhida pelos eleitores para suceder Joe Biden, se necessário. Ela pode unir o nosso partido, enfrentar Donald Trump e vencer em novembro.”

    O senador Bernie Sanders relembrou atos de Biden voltados para os trabalhadores em sua mensagem de apoio. “Como o primeiro presidente a fazer piquetes com os trabalhadores em greve, ele tem sido o presidente mais pró-classe trabalhadora da história americana moderna.”

    Continua após a publicidade

    Nomes cotados na corrida eleitoral também se manifestaram

    Com a pressão para desistência do presidente americano, outros nomes vinham sendo ventilados nas últimas semanas como apostas para a substituição de candidatura do partido Democrata.

    A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer declarou que seu trabalho nestas eleições continuará sendo “fazer tudo o que puder para eleger os democratas e deter Donald Trump”.

    O governador da Califórnia, Gavin Newsom, publicou apenas um agradecimento e chamou Biden de “um dos presidentes mais impactantes e altruístas” da história. O secretário de Transportes Pete Buttigieg também citou a importância histórica do presidente em uma mensagem concisa.

    Continua após a publicidade

    Opositores pedem renúncia

    A profusão de mensagens teve ainda declarações críticas e pedidos de renúncia imediata de opositores. Donald Trump, o candidato republicano, disparou que “Joe Biden não estava apto para concorrer à presidência”.

    Presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson foi enfático na solicitação e acusou Kamala de saber há muito tempo sobre a suposta incapacidade de governar do democrata.

    “Se Joe Biden não está apto para concorrer à presidência, ele não está apto para servir como presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente”, escreveu.

    Continua após a publicidade

    O posicionamento foi endossado pela deputada republicana Elise Stefanik. Ela também atacou o partido adversário. “O partido Democrata está em queda livre devido à sua tentativa descaradamente corrupta e desesperada de encobrir o fato de Joe Biden não estar apto para o cargo.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.