Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China executa dois por escândalo do leite contaminado

Dois homens foram executados nesta terça-feira, na China, por envolvimento no escândalo do leite contaminado com melamina – que matou seis crianças e deixou mais de 300 mil doentes no ano passado.

Segundo a agência oficial Xinhua, o Tribunal Popular Intermédio de Shijiazhuang (província de Hebei, no norte) condenou os executados, Zhang Yujun e Geng Jinping, por colocar em perigo a segurança pública ao produzir e vender várias centenas de toneladas de concentrado de melamina às empresas lácteas.

Em janeiro, Zhang Yujun foi condenado por produzir e vender cerca de 600 toneladas de pó com melanina. Gen Jinping foi declarado culpado por produzir e vender leite contaminado a empresas de laticínios. Seu sócio, Geng Jonzhu, pegou oito anos de cadeia. Zhang Yahzhang, que também vendia o produto, recebeu prisão perpétua.

A melamina – químico usado ilegalmente para aumentar ilegalmente o teor proteico do leite – causou diferentes complicações e cálculos renais a cerca de 300 mil crianças no país, segundo dados oficiais. O produto é utilizado na fabricação de plásticos, fertilizantes e até concreto.

(Com Agência Estado)