A Ucrânia apelou à Rússia por um cessar-fogo temporário nesta quarta-feira, 9, para permitir que sejam feitos reparos em uma linha de energia da usina nuclear de Chernobyl, alertando que pode haver um vazamento de radiação se a falta de eletricidade continuar.
A empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom disse que os combates entre as forças ucranianas e russas impossibilitaram o reparo imediato da linha de alta tensão da usina, que foi capturada pelas forças russas.
A empresa disse que substâncias radioativas podem ser liberadas se a usina não puder resfriar o combustível nuclear usado, e o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que os geradores a diesel de reserva podem alimentar a usina por apenas 48 horas.
“Peço à comunidade internacional que exija urgentemente que a Rússia cesse o fogo e permita que as unidades de reparo restaurem o fornecimento de energia”, postou no Twitter.
No entanto, o órgão de vigilância nuclear da ONU disse que a perda de energia não tem um impacto crítico na segurança.
Mas a Energoatom disse que havia cerca de 20.000 conjuntos de combustível gasto em Chernobyl que não podiam ser mantidos refrigerados durante uma queda de energia e que seu aquecimento poderia levar à “liberação de substâncias radioativas no meio ambiente”.