Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Chávez passa por sessões de quimioterapia, revela vice

Nicolás Maduro deu detalhes sobre o atual estado de saúde do presidente

Por Da Redação 2 mar 2013, 05h49

Depois de afirmações vagas nos últimos dias, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deu detalhes sobre o estado de saúde de Hugo Chávez na noite desta sexta-feira. Maduro revelou que o presidente passa por sessões de quimioterapia como parte dos tratamentos complementares após a cirurgia contra um câncer a que foi submetido em Cuba no início de dezembro.

Leia também:

Maduro diz que Chávez está doente por ‘trabalhar pelo povo’

Chávez vai prestar juramento ‘quando considerar apropriado’

“Os tratamentos que o comandante está recebendo são duros, mas sua força é maior”, afirmou o vice, acrescentando que Chávez se encontra “animado”.

Maduro explicou que a quimioterapia só pôde começar após o coronel se recuperar um pouco dos problemas respiratórios que o afetaram no pós-operatório. “Em meados de janeiro, ele foi melhorando e foi possível controlar a infecção, mas a insuficiência respiratória continuou”, relatou. “Em seguida, houve uma melhora geral de todo o quadro clínico, e os médicos e o presidente Chávez decidiram iniciar os tratamentos complementares”.

O pronunciamento de Maduro foi feito após a inauguração de uma capela no Hospital Militar de Caracas, onde Chávez está internado. No local, foi realizada uma missa pedindo pela saúde do coronel.

Mudança – A fala do vice nesta sexta, com informações mais concretas sobre o tratamento, contrasta com as últimas declarações vagas de Maduro sobre a saúde do governante. Na quinta, por exemplo, o vice se limitou a dizer que Chávez seguia “lutando pela vida”, além de acrescentar o diagnóstico populista (e risível) de que o coronel adoeceu “por trabalhar tanto pela qualidade de vida do povo venezuelano”.

Capela do Hospital Militar de Caracas foi inaugurada com missa pela saúde de Chávez
Capela do Hospital Militar de Caracas foi inaugurada com missa pela saúde de Chávez VEJA
Continua após a publicidade
Publicidade