Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Caso Navalny: jornal diz que corpo tem hematomas, mas não de agressões

Informação é da Novaya Gazeta; Família ainda luta pela liberação do cadáver e líderes globais seguem responsabilizando Vladimir Putin pela morte

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 17h12 - Publicado em 18 fev 2024, 16h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O jornal russo Novaya Gazeta informou neste domingo 18, que o corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, que morreu na sexta-feira, 16, na penitenciária de Yamalo-Nenets, apresenta hematomas e sinais convulsões, mas que não teriam sido ocasionadas por espancamento. Também há marcas de massagem cardíaca, provavelmente feitas pelas equipes médicas que tentaram reanimá-lo durante 30 minutos, após ele ter passado mal durante uma caminhada na penitenciária.

    Família em busca do corpo

    Mesmo com essas informações, a causa da morte ainda não foi oficialmente revelada e a família do opositor ainda não conseguiu encontrar o corpo de Navalny, que segundo uma publicação de Kira Yarmysh, porta-voz do opositor, no X (antigo Twitter), teria sido transferido de uma colônia penal de Kharp para a cidade de Salekhard, onde será examinado.

    Ainda na postagem, Kira informa que a mãe de Navalny, que recebeu a notificação do óbito no sábado 17, teria ido à colônia penal e esperado duas horas até conseguir a informação da transferência do corpo. Logo após, ela teria ainda ido ao necrotério de Salekhard, mas o local estava fechado.

    No sábado, mais de 400 manifestantes foram presos em várias cidades na Rússia, enquanto prestavam homenagens ao opositor Alexei Navalny. Neste domingo 18, a esposa de Navalny, Yulia Navalnaya, postou uma foto do casal em seu perfil nas redes sociais, escrevendo apenas “Eu te amo”.

    Continua após a publicidade

    Os advogados da família pedem a liberação imediata do corpo que, segundo apoiadores de Navalny, está sendo retido intencionalmente pelo governo russo, após assassinar o opositor. O governo, porém, afirma não saber nada a respeito.

    Líderes globais acusam Putin

    Líderes globais também acusam Putin e seu governo de terem causado a morte de Navalny. Nas redes sociais, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse estar “profundamente entristecido e perturbado” pela morte e cobrou explicações da Rússia sobre o ocorrido.

    Continua após a publicidade

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também não mediu palavras de acusações ao presidente russo. “A verdade é que Putin é responsável. Independentemente se ele ordenou isso, ele é responsável pelas circunstâncias”, afirmou. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que “em vez de acusar indiscriminadamente, os Estados Unidos deveriam se limitar a esperar resultados oficiais da investigação médica.”

    Lula também se manifestou, mas evitou apontar culpados para a morte de Navalny. “Não sei se ele estava doente”, afirmou o presidente brasileiro, dizendo não ser o mote dele julgar antes de ouvir a conclusão dos legistas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.