Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cameron coordena diálogo entre Paquistão e Afeganistão

Objetivo é garantir a segurança na fronteira e a negociação com os talibãs

O primeiro-ministro britânico David Cameron coordena nesta semana diálogos de paz entre Paquistão e Afeganistão, informou nesta segunda-feira a rede britânica BBC. O foco das conversas é a segurança na fronteira entre os dois países, além da negociação com os talibãs.

Esta é a terceira rodada de conversas entre os países desde que Cameron iniciou o processo trilateral no ano passado. Chanceleres, chefes militares e de inteligência participarão das conversas pela primeira vez. Cameron recebeu os presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Asif Ali Zardari, em um jantar no domingo, em Londres. Os três devem se reunir novamente nesta segunda-feira, junto com autoridades dos três governos.

Tropas – De acordo com o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, o objetivo do diálogo é ajudar as duas nações a “construir uma cooperação mais próxima em relação aos seus interesses em comum em um futuro seguro”. As tropas da Otan devem sair do Afeganistão até o final de 2014.

A falta de confiança entre Afeganistão e Paquistão é um problema para a iniciativa britânica, segundo a BBC. O governo afegão viu como positiva a recente libertação por parte do Paquistão de vários prisioneiros talibãs, mas ainda quer a transferência do vice-comandante do grupo terrorista Mulá Baradar para o Afeganistão, o que ele considera necessário para negociar com o talibã.