Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Câmara pode intimar John Bolton após julgamento de impeachment de Trump

Ex-assessor de Segurança Nacional se tornou figura central no caso Ucrânia desde que trechos de seu livro nunca publicado vazaram na imprensa

Por Da Redação
Atualizado em 5 fev 2020, 16h36 - Publicado em 5 fev 2020, 16h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos “provavelmente” convocará o ex-assessor de Segurança Nacional da Casa Branca John Bolton para depor sobre possíveis irregularidades cometidas por Donald Trump, mesmo após o término do processo de impeachment contra o presidente. A informação foi divulgada pelo presidente democrata do Comitê Judiciário da Câmara, Jerry Nadler, nesta quarta-feira, 5.

    Bolton mostrou disposição para depor ao Congresso americano caso fosse convocado pelo Senado durante a última fase do julgamento de Trump. Os senadores, contudo, decidiram não intimar novas testemunhas.

    Segundo Nadler, entretanto, a Câmara pode convocar Bolton para prestar esclarecimentos mesmo após Trump ter sido absolvido e livrado do impeachment. “Quando você tem um presidente sem lei, precisa trazer isso à tona”, disse. “É preciso proteger a Constituição, quaisquer que sejam as consequências políticas.”

    Os comentários de Nadler foram feitos horas antes do início da última sessão de impeachment no Senado. A expectativa é que a maioria de senadores republicanos na Casa votem pela absolvição do presidente.

    Bolton se tornou uma figura central no julgamento de Trump, desde que trechos do manuscrito do seu ainda não publicado livro vazaram na imprensa americana. Nos fragmentos, o ex-assessor confirma que o presidente queria congelar uma ajuda militar de 391 milhões de dólares à Ucrânia até que Kiev abrisse uma investigação sobre Joe Biden, um dos democratas favoritos para disputar a reeleição contra o atual mandatário em novembro.

    Trump é acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso por ter pressionado a Ucrânia a investigar seus adversários políticos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.