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Cachaça brasileira será vendida com denominação de origem nos EUA

Washington, 9 abr (EFE).- A cachaça, a aguardente de cana-de-açúcar tipicamente brasileira, será reconhecida como produto exclusivo do Brasil nas casas de bebidas americanas, informou nesta segunda-feira o Governo dos Estados Unidos. Em troca, o Brasil designará os uísques Bourbon e Tennessee como produtos especificamente dos Estados Unidos em seus mercados, conforme acordaram o representante […]

Por Da Redação
9 abr 2012, 19h28
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  • Washington, 9 abr (EFE).- A cachaça, a aguardente de cana-de-açúcar tipicamente brasileira, será reconhecida como produto exclusivo do Brasil nas casas de bebidas americanas, informou nesta segunda-feira o Governo dos Estados Unidos.

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    Em troca, o Brasil designará os uísques Bourbon e Tennessee como produtos especificamente dos Estados Unidos em seus mercados, conforme acordaram o representante de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Ron Kirk, e o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Fernando Pimentel, em Washington.

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    ‘A cachaça e os uísques Bourbon e Tennesse estão entre os produtos exclusivos dos dois países mais conhecidos’, assinalou Kirk em cerimônia na capital americana.

    O representante americano assinalou que o acordo é um avanço ‘positivo’ para a indústria dos dois países e reflete o compromisso dos Governos de fortalecer os vínculos comerciais bilaterais.

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    Para o ministro brasileiro, o resultado é importante para os dois países após uma longa negociação que se estendeu por dez anos.

    O acordo permitirá comercializar no mercado americano a aguardente com seu nome original, cachaça, em vez da denominação de ‘rum brasileiro’, como aparecia até agora por tratar-se de uma bebida derivada da cana-de-açúcar.

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    O Governo brasileiro espera que aumentem as vendas deste produto tradicional, já que a partir de agora fica proibida o uso da denominação cachaça por empresas de outros países.

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    As exportações de cachaça em 2011 em todo o mundo somaram US$ 17,3 milhões, dos quais US$ 1,8 milhão, pouco mais de 10%, foram para os Estados Unidos, segundo dados do Governo do Brasil.

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    Em 2011, o Brasil foi o 8º parceiro comercial dos EUA com US$ 74 bilhões no comércio de mercadorias, e o superávit do comércio de bens dos EUA com o Brasil foi de US$ 12 bilhões em 2011.

    O acordo ocorreu dentro da primeira viagem oficial a Washington da presidente Dilma Rousseff. EFE

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