Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Boris Johnson nomeia próprio pai para o título de cavaleiro

O ex-primeiro ministro indicou cerca de 100 pessoas para o recebimento das honras do país

Por Da Redação
6 mar 2023, 12h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson indicou seu pai, Stanley, para o título britânico de cavaleiro. A nomeação faz parte da lista de honras que ele pode conceder como ex-líder do país.

    Publicidade

    Johnson teria apresentado até 100 nomes para os títulos, de acordo com o jornal The Times, mas não foi especificada a razão para tal reconhecimento para Stanley. Os também ex-premiês britânicos Theresa May e David Cameron, predecessores de Johnson, teriam indicado 60 nomes cada.

    Publicidade

    Quando terminam o mandato, os líderes britânicos têm direito de conceder as “honras de renúncia”, que incluem muitos títulos, inclusive o de cavaleiro. Um título de cavaleiro ou dama, para as mulheres, eleva o perfil público de uma pessoa, que passa a ser referida com as palavras “Sir” ou “Dame“.

    Stanley Johnson é um ex-membro do Parlamento Europeu, autor e personalidade da televisão. O pai do ex-primeiro ministro também chegou a adquirir a nacionalidade francesa em 2022.

    Publicidade

    + Rei Charles convida Harry e Meghan à coroação, que não confirmam presença

    O ex-primeiro ministro já tem um histórico de usar o posto para favorecer familiares. Em 2020, Jo Johnson, irmão de Boris, foi elevado à Câmara dos Lordes, a câmara alta do Parlamento, onde ele tem assento vitalício. O porta-voz de Boris se recusou a comentar sobre a nomeação do pai para o recebimento das honras.

    Publicidade

    A decisão de Johnson repercutiu entre os políticos britânicos. O chefe de política de saúde do Partido Trabalhista, da oposição, Wes Streeting, declarou que considera que a lista “fala de um padrão de comportamento de Boris Johnson em relação ao clientelismo”.

    O atual primeiro-ministro, Rishi Sunak, tem o poder de bloquear quaisquer indicações honrosas. Michelle Donelan, ministra da Ciência, quando questionada sobre a indicação de Stanley Johnson, afirmou que havia “peixes maiores para fritar”.

    Publicidade

    “Obviamente, é prerrogativa do ex-primeiro-ministro poder fazer esse tipo de nomeação, mas veremos se essa história é verdadeira ou não”, disse Donelan à Rádio LBC.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.