Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barco com 173 a bordo naufraga nas Filipinas; mais de 30 morrem

Pelo menos 36 pessoas morreram e outras 21 estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação nas águas em frente ao porto de Ormoc, na região central das Filipinas, reporta a rede CNN. Aproximadamente 118 sobreviventes foram resgatados da embarcação, que transportava 173 pessoas. A embarcação, que segundo as autoridades naufragou pouco depois de zarpar, se dirigia para a Ilha de Camotes, que fica a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Ormoc. A balsa virou quando estava a um quilômetro do porto de Ormoc, informou Ciriaco Tolibao, funcionário da Agência de Gestão de Crises.

A agência meteorológica das Filipinas advertiu os pescadores sobre o perigo de se navegar na região de Visayas Oriental, onde fica Ormoc, devido à presença da tempestade tropical Egay, que levou chuvas e ventos de até 45 km/h para a região. As autoridades continuam com os trabalhos de resgate, mas as condições meteorológicas não favorecem as operações.

Leia também

Navio com mais de 450 pessoas naufraga na China

Erupção de vulcão nas Filipinas causa evacuação de mais de mil pessoas

Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, pelo descumprimento das normas de segurança, pela manutenção deficiente dos equipamentos e pela sobrecarga das embarcações. O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial aconteceu nas Filipinas, em 1987, quando a embarcação Doña Paz, que zarpou de Leyte, naufragou após colidir com um petroleiro e 4.341 pessoas morreram.

(Da redação)