Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Banco do Vaticano vai publicar contabilidade e lançar site

Instituição, por décadas foco de escândalos, se esforça para aumentar a transparência. Medidas devem ser adotadas até o final do ano

O Banco do Vaticano, por décadas um foco de escândalos, vai lançar um site próprio e publicar seu relatório anual, em um esforço para aumentar a transparência, disse o novo presidente da instituição, Ernst von Freyberg. O executivo comunicou esta semana aos funcionários do banco as mudanças, que devem acontecer até o final do ano, de acordo com a Rádio Vaticano.

Leia também:

Alemão indicado por Bento XVI é o novo presidente do Banco do Vaticano

Banco do Vaticano é investigado por lavagem de dinheiro

Freyberg disse ainda que o banco, formalmente conhecido como o Instituto para as Obras de Religião (IOR) – e chamado de banco mais secreto do mundo pela revista Forbes -, também contratou uma empresa de auditoria para certificar-se de que cumpre as normas internacionais contra a lavagem de dinheiro. A Rádio Vaticano não revelou o nome da empresa de auditoria.

Freyberg foi nomeado em fevereiro para tomar o lugar de Ettore Gotti Tedeschi, que foi demitido em maio passado. Na época, Tedeschi afirmou que havia sido demitido porque queria mais transparência. Mas o conselho, formado por especialistas em finanças internacionais, disse que ele tinha negligenciado as responsabilidades básicas de gestão e alienado os funcionários.

Leia também:

Vaticano teve déficit de 14,9 milhões de euros em 2011

Com nova prestadora, Vaticano volta a receber pagamentos em cartão

Segundo fontes do Vaticano, o papa Francisco, que foi eleito em março, pode decretar uma grande reestruturação do banco ou mesmo decidir fechá-lo.

(Com agência Reuters)