Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Autoridades subestimaram coronavírus, diz presidente da Comissão Europeia

UE fechou suas fronteiras por 30 dias; Angela Merkel fará discurso televisionado de emergência nesta quarta pela primeira vez em 14 anos de governo

Por Da Redação
Atualizado em 18 mar 2020, 12h07 - Publicado em 18 mar 2020, 10h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu que os líderes políticos subestimaram a magnitude do perigo representado pela epidemia do novo coronavírus, em uma entrevista ao jornal alemão Bild.

    “Acredito que todos nós que não somos especialistas subestimamos, inicialmente, o coronavírus”, declarou Von der Leyen. “Mas ficou muito claro que este é um vírus que nos manterá ocupados durante muito tempo”, completou.

    “Entendemos que todas as medidas, que há duas ou três semanas pareciam drásticas e draconianas, devem ser tomadas agora”, disse, antes de recordar que a Europa é “neste momento o epicentro da crise”.

    A dirigente alemã, no entanto, descartou o termo “guerra” contra o vírus, usado esta semana pelo presidente francês Emmanuel Macron. “Pessoalmente, não usaria o termo guerra, mas entendo a motivação do presidente francês porque o coronavírus é um adversário preocupante”, destacou.

    Nesta terça-feira 17,  a União Europeia (UE) anunciou o fechamento de suas fronteiras para o resto do mundo por um período de 30 dias. A medida deve ser aplicada nos seus 27 países membros, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

    Continua após a publicidade

    A proibição de viajar, anunciada pela chanceler alemã, Angela Merkel, afetará todos os cidadãos de fora da União Europeia que queiram visitar o bloco, exceto residentes permanentes, familiares de nacionais do bloco, trabalhadores transfronteiriços e de saúde e pessoas que transportam mercadorias.

    Nesta quarta, Merkel fará pela primeira vez um discurso pela televisão aos compatriotas para pedir que respeitem as medidas sanitárias contra o coronavírus, anunciou o porta-voz do governo, Steffen Seibert.

    Não serão anunciadas novas medidas. As escolas e a maioria dos estabelecimentos comerciais considerados “não essenciais” já estão fechados ou serão paralisados de maneira gradual.

    Continua após a publicidade

    A mensagem abordará “o que deve ser feito agora na Alemanha para desacelerar a propagação do vírus e de como cada um deve participar”, disse o porta-voz. Em seus 14 anos de poder, Angela Merkel nunca fez um discurso pela televisão, com exceção das tradicionais mensagens de Ano Novo.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.