Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ataques seguem no Líbano e Israel mata outro líder do Hezbollah

Organização terrorista confirma morte de Ali Karaki, após nova ofensiva em Beirute

Por Da Redação Atualizado em 29 set 2024, 09h59 - Publicado em 29 set 2024, 09h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    People check the rubble of buildings which were levelled on September 27 by Israeli strikes that targeted and killed Hezbollah leader Hassan Nasrallah in the Haret Hreik neighbourhood of Beirut's southern suburbs, on September 29, 2024. Israel killed Hezbollah chief Hassan Nasrallah in a huge air strike in Lebanon, dealing the movement a seismic blow that Prime Minister Benjamin Netanyahu on September 28 called a "turning point" for his country. (Photo by AFP) (AFP/AFP)

    O grupo terrortista Hezbollah confirmou neste domingo, 29, a morte de Ali Karaki, um dos principais líderes da organização que haviam sobrevivido aos ataques das forças militares israelenses ao Líbano. Essa é a segunda baixa significativa da organização. Na sexta-feira, o comandante do grupo, Hassan Nasrallah, também teve a morte anunciada por Israel.

    Até agora, não houve manifestação oficial por parte do Hezbollah sobre sucessão em seu comando e nem sobre o funeral de suas lideranças. Segundo o jornal The New York Times, a ausência de uma retaliação em larga escala pelo grupo contra Israel levam a crer que ele está desmobilizado e com as comunicações comprometidas. Autoridades americanas, contudo, dizem que seria prematuro considerar que o Hezbollah foi derrotado.

    Mais de um milhão de deslocados

    Os ataques ao Líbano segeum pelo fim de semana. O exército de Israel informou que realizou nesse domingo “um ataque preciso” em Dahiya, área densamente povoada ao sul de Beirute. Vídeos que começam a circular mostram que bairos inteiros da capital do Líbano estão destruídos.

    O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, disse que até um milhão de pessoas podem ser deslocadas de suas casas devido ao conflito e reiterou seu apelo por um cessar-fogo. “O governo está fazendo todo o possível dentro de seus recursos limitados para administrar a crise crescente”, disse ele em comentários relatados pelo ministério da informação do país.

    O Programa Mundial de Alimentos, da ONU, anunciou que iniciou uma operação de emergência para fornecer assistência alimentar para as pessoas ques tão em abrigos em todo o Líbano. “Uma aceleração adicional do conflito neste fim de semana ressaltou a necessidade de uma resposta humanitária imediata”, disse a agência.

    Continua após a publicidade

    Estima-se que cerca de 10% da população libanesa, composta por aproximandamente 5 milhões de pessoas, já deixaram sua casas em função da guerra.

    (Com informações de The New York Times)

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.