Um ataque a tiros deixou três mortos e diversos feridos em um shopping em Copenhague, capital da Dinamarca, neste domingo, 3. Segundo a polícia dinamarquesa, um homem dinamarquês de 22 anos foi preso, acusado de ser o autor do ataque. As autoridades não descartaram a hipótese de atentado terrorista.
O caso ocorrido no Shopping Fields chocou a população da capital dinamarquesa, que festejava a passagem de uma etapa do Tour de France, famoso torneio de ciclismo. “A Dinamarca foi atingida por um ataque cruel na noite de domingo. Vários foram mortos. Ainda mais feridos. Famílias inocentes fazendo compras ou comendo fora. Crianças, adolescentes e adultos”, escreveu a primeira-ministra Mette Frederiksen em comunicado.
“Nossa bela e geralmente tão segura capital foi alterada em uma fração de segundo”, disse ela. “Quero encorajar os dinamarqueses a se unirem e apoiarem uns aos outros neste momento difícil”, completou.
O inspetor de polícia Søren Thomassen revelou a repórteres locais que as três vítimas fatais eram um homem na casa dos 40 anos e dois jovens, uma mulher e um homem. Segundo ele, dezenas ficaram feridas, sendo três em estado grave.
O suspeito foi detido portando uma espingarda e munições e a polícia iniciou uma operação de busca por possíveis cúmplices. “Teremos uma grande investigação e uma presença operacional massiva em Copenhague até que possamos dizer com certeza: ele estava sozinho”, afirmou Thomassen, que disse que inicialmente a investigação não apontou causas ligadas a discriminação, mas que o cenário poderia mudar.
À emissora TV2, Rikke Levandovski, uma das testemunhas, detalhou o que viu. “As pessoas primeiro pensaram que era um ladrão. Então, de repente, ouvi tiros e me joguei atrás do balcão dentro da loja”, disse. “Ele apenas atirava na multidão, não no teto ou no chão”, acrescentou.
Um show do cantor britânico Harry Styles programado para acontecer em Copenhague neste domingo acabou cancelado. Uma coletiva de imprensa da polícia de Copenhague é aguardada para a manhã de segunda-feira, 3.