Argélia dá ‘passe’ para família de Kadhafi entrar em país terceiro

A Argélia, que recebeu parte da família de Muamar Kadhafi, deu aos parentes do ex-líder líbio “um passe” para entrar em um país terceiro, informou esta segunda-feira a liderança da rebelião na Líbia.
“A Argélia deu a eles um passe para um país terceiro. Nós não podemos confirmar isto, mas eles disseram tê-los recebido (na Argélia) por razões humanitárias”, disse o porta-voz rebelde, Mahmud Shammam.
Shammam contou que os líderes rebeldes não entenderam como alguém poderia “salvar a família de Kadhafi” e a queria de volta na Líbia.
“Salvar a família de Kadhafi não é um ato que nós saudamos, nem compreendemos”, afirmou. “Gostaríamos que essas pessoas voltassem”, acrescentou.
A Casa Branca informou nesta segunda-feira desconhecer o paradeiro do ditador Muamar Kadhafi, depois que familiares do ex-homem forte da Líbia apareceram na Argélia.
“Não temos indícios de que tenha deixado a Líbia”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, acrescentando que se Washington recebesse informações sobre onde está Kadhafi as transmitiria aos rebeldes líbios.
A esposa de Kadhafi, Safiya, sua filha, Aisha, e seus filhos, Hannibal e Mohammed, acompanhados dos filhos destes, entraram na Argélia nas primeiras horas desta segunda-feira, anunciou o Ministério argelino das Relações Exteriores em um comunicado.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)