Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Arcebispo auxiliar de Los Angeles renuncia após revelar que tem 2 filhos

Cidade do Vaticano, 4 jan (EFE).- O papa Bento XVI aceitou a renúncia do arcebispo auxiliar de Los Angeles (EUA), o mexicano Gabino Zavala, após ele revelar que é pai de dois filhos adolescentes.

A Santa Sé informou nesta quarta-feira em nota oficial que a renúncia de Zavala, de 60 anos, é baseada no artigo 401/2 do Código de Direito Canônico, segundo o qual deve apresentar renúncia o ‘bispo diocesano que, por doença ou outra causa grave, não seja idôneo para cumprir seu cargo’.

O portal dos bispos americanos ‘Catholic News Service’ explicou que a renúncia ocorreu depois de Zavala ter comunicado a seus superiores que é pai de dois filhos adolescentes que vivem com a mãe em outra cidade dos EUA.

‘Entramos em contato com a família para oferecer apoio espiritual e ajuda financeira aos custos com a educação dos adolescentes. A identidade deles não foi revelada porque quero manter respeito à sua privacidade’, disse o arcebispo de Los Angeles, José H. Gómez, em carta enviada à sua arquidiocese.

O arcebispo explicou também que desde que Zavala revelou a existência desses dois filhos, no início de dezembro, foi afastado de seu cargo e que a partir de agora ‘viverá de modo privado’.

O Vaticano anunciou também nesta quarta a nomeação do californiano Cirilo Flores como novo bispo adjunto de San Diego (EUA), até então bispo titular de Quiza e auxiliar de Orange. EFE