Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Após interrupções de Trump, comissão mudará formato de debates nos EUA

Órgão que regulamenta discussões entre presidenciáveis desde 1987 prometeu medidas para garantir um evento 'mais ordenado'

Por Da Redação Atualizado em 1 out 2020, 09h52 - Publicado em 30 set 2020, 16h43

A Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos, órgão que regulamenta os eventos, disse nesta quarta-feira, 30, que vai tomar medidas para garantir uma discussão mais “ordenada” nos próximos encontros entre os presidenciáveis Donald Trump, do Partido Republicano, e Joe Biden, do Partido Democrata.

O anúncio ocorre após o debate de terça-feira em Cleveland, onde interrupções frequentes do presidente Trump levaram a um evento caótico. O presidente repetidamente desrespeitou as regras básicas, acordadas previamente com ambas as campanhas, de que cada candidato teria dois minutos para responder à pergunta do moderador antes que seu oponente tivesse direito à réplica.

“O debate de ontem evidenciou que é preciso mais estrutura no formato dos debates restantes para garantir uma discussão mais ordenada dos temas”, indicou em um comunicado o órgão independente, que organiza os debates presidenciais desde 1987.

A comissão, contudo, não entrou em detalhes sobre o que essas mudanças implicariam. O órgão afirmou que está “considerando cuidadosamente as mudanças” e anunciará as medidas adicionais “em breve”.

  • Segundo o jornal americano The New York Times, os membros da comissão elogiaram o moderador de terça-feira, o jornalista Chris Wallace, da emissora Fox News, “pelo profissionalismo e habilidade”. O órgão disse que “pretende garantir que ferramentas adicionais para manter a ordem estejam disponíveis para os debates restantes”, em meio a apelos generalizados para que moderadores recebam o poder de desligar os microfones dos candidatos quando necessário.

    Na próxima semana, os companheiros de chapa dos candidatos – o vice-presidente Mike Pence e a senadora democrata Kamala Harris – debaterão em Salt Lake City.

    Trump e Biden voltarão a debater em 15 e 22 de outubro, em Miami e Nashville (Tennessee), respectivamente.

    Continua após a publicidade
    Publicidade