Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Após discurso protocolar, sem aceno a Zelensky, Lula tem agenda cheia

Petista se reunirá com presidente ucraniano nesta quarta-feira, 20; na ONU, ele criticou 'incapacidade coletiva' da comunidade global em remediar conflitos

Por Mario Vitor Rodrigues, de Nova York
19 set 2023, 13h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva addresses the 78th United Nations General Assembly at UN headquarters in New York City on September 19, 2023. (Photo by TIMOTHY A. CLARY / AFP)
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York - 19/9/2023 (Tomothy Clary/AFP)

    Dois compromissos  já se foram, quatro ainda estão por vir. Após cumprir com a tradição em  Assembleias Gerais das Nações Unidas e abrir o evento — historicamente, cabe aos mandatários brasileiros o primeiro discurso —, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda terá uma agenda cheia nesta terça-feira, 19. Pela ordem, Áustria, Alemanha, Noruega e Palestina têm encontros marcados com o líder brasileiro.

    A fala de Lula não surpreendeu pelos temas abordados. Energia verde, fome, democracia, responsabilidade das big techs na proliferação de fake news, cobrança aos países ricos pela crise climática e Conselho de Segurança da ONU foram mencionados — e o presidente brasileiro até encontrou espaço para declarar apoio ao ativista Julian Assange e tecer críticas ao neoliberalismo —, porém sempre de maneira superficial.

    Destaque mesmo foi pela opção de um tom, na melhor das hipóteses, opaco em relação à guerra na Ucrânia. Ao invés de deixar inequívoca responsabilidade do presidente russo, Vladimir Putin, pelo conflito, lembrando que a ofensiva russa nada mais é do que invasão a um Estado soberano, Lula preferiu criticar uma “incapacidade coletiva” da comunidade global em remediar conflitos.

    O discurso do presidente brasileiro foi interrompido mais de uma vez por aplausos da plateia. Presente no plenário, em nenhuma dessas vezes o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acompanhou a maioria.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.