Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anonymous vaza dados de participantes da Cúpula do Clima

Segundo o grupo de hackers, ação é uma resposta à prisão de pessoas que protestavam contra a conferência no último domingo em Paris

O grupo de hackers Anonymous vazou detalhes de quase 1 500 autoridades que participam da 21ª Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-21), em Paris. As informações constavam no sistema do evento e exigiam uma senha para serem acessadas. O Anonymous afirmou que o ataque virtual foi uma resposta à detenção dos manifestantes de Paris neste domingo.

Os hackers invadiram o site da Convenção das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (UNFCC, sigla em inglês), responsável por organizar o evento, e publicaram em uma página do grupo dados como nome, número de telefone e e-mail de participantes de diversos países.

Leia também:

COP-21: Por que é importante um acordo contra as mudanças climáticas?

Londres enfrenta caos com protesto do Anonymous

A um dia do início da COP-21, ativistas do meio ambiente organizaram uma marcha pacífica na cidade contra a proibição de protestos nos arredores do evento. No entanto, centenas de pessoas, muitas delas mascaradas, passaram a enfrentar a polícia, jogando objetos como garrafas, sapatos e velas contra os oficiais, que usaram gás lacrimogênio para contê-las.

As manifestações estão banidas da cidade desde que a França declarou estado de emergência devido aos ataques terroristas de 13 de novembro.

(Da redação)